Professora sim, tia não

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RESENHA DO LIVRO PROFESSORA SIM TIA NÃO: CARTAS Á QUEM OUSA ENSINAR.

FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: Cartas á quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d´água, 1997.
Um notável pensador dahistória da pedagogia mundial, é assim que podemos nos referir quando pensamos em Paulo Freire. Foi ele quem influenciou o movimento de pedagogia crítica e é um filosofo referência para as práticaseducacionais do país. Seus talentos como escritor e pensador, o fizeram alcançar grande número de admiradores nos campos da pedagogia, sempre ligados a partidos de esquerda.
Segundo Wikipédia (Acesso em:24/11/2014, 10:11 Hrs).
“A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à porele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavõesalienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.”

Como defendido por Paulo Freire, ensinar envolve muito mais do que somente a pratica de ensinar em si. Pede do profissional,envolvimento, comprometimento, postura de educador, enquanto que a posição de “tia” é somente um suposto envolvimento de parentesco do educando com o educador. Atuando assim, na tentativa de minimizar oprofessor ao papel de tia e “suavizar” sua profissão.
O texto, embora pareça simples, tem como objetivo enfatizar que a pessoa que ensina, também tem papel de aprendiz, sendo que pra isso, o mesmoprecisa ousar e aprender a ousar, sobretudo. Saber dizer não as padronizações impostas pela burocratização da educação. De acordo com Freire, é preciso ousadia no próprio ato de ser professor, que se vêresponsável por sua formação por meio de aprimoramentos permanentemente, ou seja, uma busca corriqueira pelo conhecimento.
Neste sentido, não há motivação em desmoralizar a imagem de “tia”, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professora sim tia não
  • Professora sim, tia não
  • professora sim tia não
  • Professora sim tia não
  • Professora sim tia não
  • Professora sim, tia não
  • Professora sim, tia não
  • Professora Sim, Tia Não.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!