Professora Sim Tia Não - Resenha

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. 

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores. A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e aescrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco.

Para ele, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.

O livro professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar, foi escrito por Paulo Freire com um forte compromissoético-político e com decidida preocupação em torno de sua luta em favor de uma escola democrática.

Como entender o título escolhido por Freire? A intenção do autor é deixar claro que devemos recusar a figura da professora como tia, não dando menos importância ä segunda, mas colocando a professora, que tem uma responsabilidade profissional, em seu papel de educadora - amorosa, criativa, competente ecrítica.

Isso me faz lembrar do meu primeiro dia de aula como estagiária num colégio particular em São Paulo. Ao chegar na sala – 2º. Ano do ensino fundamental I, vejo correndo ao meu encontro uma garotinha sorridente dizendo assim:
- Oi, quem é você?
- Sou a estagiária Daniella. Respondi.
- O que você está fazendo aqui? Perguntou ela.
- Serei a ajudante da professora Michele nesta sala.Então com um sorriso e cheia de graça ela me falou:
- Posso te chamar de tia?
Antes que eu pudesse responder, me deu um abraço cheio de carinho, me olhou novamente e disse:
- Estou com um “ressentimento” que vou gostar muito de você!
Eu fiquei totalmente imobilizada diante da atitude e fala daquela menina de 7 anos.

É ai que mora o perigo, talvez seja sobre isso que Freire quer nos alertar.Esse sentimento que nos envolve diante da singela atitude de uma criança, que nos imobiliza e nos conquista...

A intenção do alerta sobre essa questão é estar esclarecida e não deixar que a identidade de “tia” adormeça o papel de educadora política responsável pela luta por seus direitos para que seus deveres possam ser cumpridos com excelência e amor.

Devo confessar que ao ler o título dolivro em questão, fui tomada por uma sensação de discordância e crítica, mas ao me dedicar à leitura do mesmo com atenção fui conquistada e contagiada pelo amor com que Paulo Freire trata a questão da educação, da valorização do professor e da luta por uma escola democrática e alegre!

São muitos os temas sobre educação abordados no livro, entre eles poderia destacar: a luta em favor de umaescola democrática, a responsabilidade do professor como educador, conhecimento x ensino, a importância da leitura e escrita no processo de desenvolvimento do aluno, a prática educativa, posições/ações político sociais, qualidades dos professores progressistas, método de ensino e avaliação, quem é o meu aluno? contextos sociais e culturais, teoria x prática, entre outros.

Quem ousa ensinar deve serhumilde e estar aberto a “aprender”. Não existe ensinar sem aprender. A cada instante em que ensinamos, aprendemos ou reaprendemos algo. Dentro de uma sala de aula, quando os conteúdos são expostos flui uma série de dúvidas, questionamentos e opniões impactantes relacionadas à realidade dos alunos, isso faz com que o conteúdo cresça, aumentando assim o conhecimento tanto do aluno quanto doprofessor. Isso não isenta o professor de estar preparado, capacitado e atualizado constantemente para dividir o conhecimento em sala de aula, mas também não o torna total conhecedor da verdade.

Além disso, o professor deve estar atento ao contexto social em que vive esse aluno, qual é a sua cultura e quais conhecimentos ele traz consigo. Esses fatores são determinantes para que o método de ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha professora sim, tia não
  • Resenha professora sim tia não
  • Professora sim tia nao
  • Resenha livro professora sim tia não
  • professora sim tia não
  • resenha livro professora sim tia nao
  • Professora sim, tia não
  • resenha: Professora sim, tia não- Paulo Freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!