Professor

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
-186690-693420UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Epistemologia da Geografia – Prof. MSc. Luiz Jorge B. Dias
ATIVIDADE: AVALIAÇÃO (1ª UNIDADE)
MODALIDADE: Dupla.
ENTREGA: 09/10/2014
Segundo o livro “O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo”, o Prof. Milton Santos destaca aspectosmetodológicos e práticos para a elaboração de hipóteses de trabalho, considerando as dificuldades do método de trabalho dos profissionais de Geografia. Dessa maneira, como os modelos, as comparações e as dificuldades em estabelecer os elementos e aspectos “concretos” e “abstratos” em Geografia podem ser empregados na tentativa de entendimento de uma realidade territorial, a exemplo da RegiãoTocantina? Dê exemplos.
R: Neste livro, Milton Santos propõe uma interpretação multidisciplinar do
Mundo contemporâneo, em que realça o papel atual da Geografia Geral como uma tentativa de esquematização a partir de situações ou condições reais nas quais uns dos mesmos problemas podem ser levando em diferentes lugares. Vemos que nem sempre a Geografia Geral, e a Geografia Regional andam lado a lado,às vezes elas se contradiz porem essa contradição é que permite á Geografia Geral progredir. De acordo com Milton Santos essa distancia era menor antigamente. Estando a Geografia Geral bastantes próxima das preocupações com o “concreto”, o seja, a aquilo que é sensível num dado lugar, sendo esse “concreto”. Essas variáveis obrigam a estabelecer formulações aparentemente teóricas. Entretantodentro da geografia vemos algumas partes que trabalha com concreto, mesmo que cada pesquisador tenha sua verdade. Às vezes isso fica bem claro, quando vemos o concreto se confundem com abstrato.
Podemos citar a região tocantina como forma de geografia moderna, pois a base dela foi desenvolvida de acordo com as necessidades modernas unindo a estrutura que já era planejada diretamente para ofuturo, lembrando que na medida de tempo decorrido, a mesma foi sendo adaptada para melhor se impor as necessidades de cada época, essa estrutura foi meramente moldada Geoeconomicamente planejada, devido às condições da região que ela abrange, ou seja, planejada meramente para se adaptasse ao comercio futuro pois seria uma futura região de ligação entre outros estados.
Vias fluviais foram os primeirosfatores geográficos que contaram para que a região fosse fator de economia em crescimento, pois eram fortes meios de ligação entre os estados e povoados adentrando a eles. Sendo assim serviu de base forte para que região se alavancasse. As primeiras cidades de porte mais fortes se tornaram com esse patamar justamente por terem os maiores meios de ligações com outros estados geograficamentefalando.
Neste ponto de vista vimos que a Geografia é nata para que as medidas de economia e habitação sejam perfeitamente concretizadas, sendo que a mesma idealiza uma proposta de articulação de ampla visão, vendo em forma de como formalizar a natureza com harmonia ao ser humano eo meio, buscando o progresso e visando uma boa vida cotidiana, vemos que as cidades geograficamente bem situadas servem deespelhos a exemplo de Imperatriz, que se comparada com as demais cidades de perto leva um vantagem gigantesca economicamente, pois o seu ponto de acesso lhe dos privilégios de ser d fácil acesso a todas as regiões e cidades, outro pode ser citado Açailandia, que por fazer parte da ligação de Pará e Maranhão faz a ligação do transporte de minério, do centro e sul do Pará e Maranhão com o porto dacapital, ou seja, cidades privilegiadas de acordo com sua realidade territorial.
A Geografia, por ser uma Ciência de interface, possui heterogêneos pontos de vista, o que causa grandes celeumas metodológicas entre as suas várias correntes. Contudo, é essa diversidade, que lhe é inerente, a responsável pela possibilidade de interagir com outras áreas do conhecimento humano. Dessa maneira,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!