Professor

Páginas: 24 (5862 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA



ANTEPROJETO DE TESE


Patologias Que Podem Ser Causadas Pelo Uso dos Equipamentos de Informática

Autor: Antonio Celso Pereira Chaves





Proposta de Ante-projeto de tese apresentada à Escola Nacional de Saúde Pública como requisito parcial à obtenção de vaga no curso de Doutorado da citada instituição.








Rio de Janeiro,Agosto de 2010

Agosto de 2006
SUMÁRIO

RESUMO


2

INTRODUÇÃO


3

CAPÍTULO I: EFEITOS COLATERAIS DO USO DA INFORMÁTICA

5

II.1
Problemas Relacionados com a Visão

7
II.2
Problemas Músculo-esqueléticos

9
II.3
Problemas Neuro-comportamentais

13
II.3.1
Os Problemas de Ordem Neurológica

14
II.3.2
Os Problemas de Ordem Social
16
CAPÍTULO II:CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

18

II.1
Conclusão 1: A Formação dos Professores
18
II.2
Conclusão 2: Envolvimento das Indústrias Moveleiras
19
II.3
Conclusão 3: As Pesquisas Sobre Patologias Causadas Pela Informática em contraposição aos Custos
20
II.4
Conclusão 4: Obtenção do Apoio da Mídia
20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

22






Resumo

O presente trabalho tem porfinalidade abordar os eventuais problemas que podem ser causados pelo uso intensivo, indevido e/ou desnecessário dos computadores em escala crescente, pelos jovens em suas atividades escolares e de lazer. Ou seja: sem menosprezar os benefícios advindos dos computadores na sociedade moderna, procura-se aqui estabelecer uma investigação inicial para determinar a existência de riscos reais e potenciaisà saúde, causadas pela utilização de forma massificada dos equipamentos de informática.












Introdução
Com o evoluir da microeletrônica e da informática em conseqüência, vindo esta última a ter uma participação mais ativa nas escolas e na vida de nossas crianças, comecei a me preocupar com os diversos aspectos de sua aplicabilidade na área educacional sendo um deles osproblemas de saúde ocasionados, ou que possam vir a serem imputados à utilização dos mesmos pelos estudantes, em especial àqueles que iniciam as primeiras séries do ensino fundamental.
Muito embora as turmas de alunos com os quais sempre estive envolvido, na maioria das vezes sejam formadas por discentes com idade maior do que a dos que abordo neste trabalho, minha preocupação com alunos que estãofazendo o seu primeiro contato com os computadores, veio da minha observação sobre o meu filho. Ele usava um microcomputador em casa, de início para pequenos trabalhos com os quais obtinha resultados melhores, pelo menos visualmente. Logo não tardou a utilizá-lo também como lazer e deste modo começamos a confundir o que era joguinho de brincadeira com o que fosse de fato proveitoso para o seudesenvolvimento escolar. Foi nesta época que minha esposa e eu começamos a notar o surgimento de cacoetes que, pensamos, talvez pudessem estar sendo causados por alguns desses joguinhos "instrutivos". Realmente nossa suspeita acabou se confirmando, tendo em vista que a limitação de tempo de utilização imposta para fins de lazer/instrução, bem como a suspensão de utilização de alguns softwares que julgamosnão
serem apropriados para a idade do nosso filho, acarretou no desaparecimento dos referidos cacoetes.
Problemas como este, entretanto me instigaram. Se não tivéssemos percebido logo de início os sintomas apresentados por meu filho, que desdobramentos poderiam ser esperados em termos de saúde física e mental nele, para os dias de hoje. Qual a verdadeira profundidade dos danos, em termos desaúde, que podem provocar o uso intensivo e/ou indevido da utilização da informática para os jovens de hoje, que serão adultos de amanhã? Até que ponto patologias como as Lesões por Esforços Repetitivos (LERs ou LER no singular), atualmente tão popular entre nós, pode ter como uma das causas principais, realmente, a utilização de equipamentos de informática? Pode, a utilização da informática,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!