Professor

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
Teoria Endossimbiose
Esta teoria foi proposta pela primeira vez na década de 60 pela americana Lynn Margulis, foi alvo de inúmeras críticas hoje ela é muito aceita.
Esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organelas celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) tem origem num procarionte de vida livre. Estes organismos foram englobados ( atravésdo processo de endocitose) por células maiores com as quis estabeleceram uma relação de simbiose.
Eucarionte tornou-se hospedeiro de bactérias aeróbicas, obtendo mitocôndrias, desta forma forneceriam energia à célula hospedeira, enquanto esta os protegia do meio externo.







Aos poucos eles foram se transformando, até originar uma organela que utiliza oxigênio para liberação deenergia ( mitocôndria), assim as células mutantes puderam sobreviver e utilizar o oxigênio, gerando os primeiros eucariontes aeróbicos. Os primeiros eucariontes aeróbicos eram capazes de viver em um ambiente com oxigênio, porem não eram capazes de produzir seu próprio alimento. Essa associação tornou-se permanente e os primeiros ( hospedeiros) procarióticos se transformaram em mitocôndrias, organelasessenciais à sobrevivência da célula eucariótica.
De acordo com a hipótese endossimbiótica, a evolução dos cloroplastos é muito semelhante á das mitocôndrias, aparentemente todos os cloroplastos remontam ao envolvimento de uma ciano bactéria ancestral por uma outra célula, um eucarionte. Este será designado o fenômeno endossimbiótico primário e teria resultado na formação do cloroplasto clássicocom duas membranas (uma resultante da membrana plasmática da ciano bactéria e outra da membrana da vesícula de endocitose da célula maior). Teria sido assim que surgiram os cloroplastos das algas verdes e vermelhas.
Quando os eucariontes puderam produzir seu próprio alimento e realizar fotossíntese, surgiram os primeiros eucariontes aeróbicos e fotossintetizantes.


Evidencias a favor destahipótese as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molecola de DNA circular, diferentemente do DNA nuclear, o DNA destas organelas não se encontra associado a um tipo de especial de proteína chamado de histona. Esta organização é muito mais próxima daquela encontrada em bactérias do que em organismoseucariontes.
O DNA de mitocôndrias e cloroplastos não íntrons, da mesma forma a estrutura dos ribossomos(70S) encontrados em tais organelas é mais parecida com a estrutura dos ribossomos dos procariontes do que dos eucariontes (80S).  Algumas das proteínas necessárias à fabricação das mitocôndrias e dos cloroplastos são produzidas exclusivamente pelo DNA destas organelas e não pelo DNA contidono núcleo das células. Ou seja, apenas células que contenham estas organelas são capazes de fabricar novas mitocôndrias ou cloroplastos. As mitocôndrias e os cloroplastos possuem sua própria maquinaria para a síntese de proteínas. Sendo que esta maquinaria é muito similar àquela encontrada em organismos procariontes.
Diversas substâncias que inibem a síntese de proteínas no núcleo não afetam aatividade do DNA mitocondrial ou dos cloroplastos. Por outro lado, muitas substâncias que inibem a síntese proteica das organelas não interferem na atividade nuclear. Além disso, certos antibióticos que inibem a síntese proteica em bactérias também o fazem nas mitocôndrias e cloroplastos de organismos eucariontes, evidenciando a sua similaridade. São as únicas organelas com dupla membrana, amembrana externa é semelhante a de células eucarionte enquanto que a interna tem similaridade com a membrana de células procariotas.
Alguns protistas atuais não têm mitocôndrias nem cloroplastos. Ex.: o protozoário Nosema, que causa doenças em abelhas e bichos-da-seda, outros protistas atuais não possuem mitocôndrias, mas uma bactéria aeróbia em seu interior. Ex.: ameba Pelomyxa palustris. A ciano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!