Professor, você tem um convívio saudável com seus alunos? a relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais

Páginas: 8 (1854 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Sumario
1 Introdução ................................................. pg 4
2 Desenvolvimento .......................................pg 5
2,1Atuais demandas do Serviço
Social no setor empresarial ....................pg 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................pg 9

1 Introdução
O texto analisa as tradicionais e atuais demandas requisitadas para o Serviço Social . Asociedade contemporânea há algum tempo vem sofrendo profundas mudanças, trazendo significativas repercussões nas relações de trabalho e de produção. Na era da globalização da economia, das inovações tecnológicas (robótica, automação, microeletrônica), tem sido preponderante a flexibilização dos processos de trabalho, determinando novas modalidades de produção, gestão e consumo da força detrabalho.Neste cenário, o exercício do Serviço Social, encontra se vinculado às novas formas de gestão requeridas das mudanças tecnológicas e das organizações junto ao processo produtivo.Neste prisma, o presente estudo consiste em uma reflexão sobre as tradicionais e recentes demandas postas ao Serviço Social no setor empresarial. Para atender os objetivos propostos, foi realizada uma analise sobre ainserção do Serviço Social no setor empresarial, que configura um tipo de demanda, bem como as demandas requisitadas pelas empresas pós-reestruturação produtivas.

2 Desenvolvimento
A origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade imposta pelo processo de modernização do capital.
Pode se falar propriamente de Serviço Socialde empresa, a partir do desenvolvimento industrial, principalmente nos anos do ‘milagre’ mas não exclusivamente pelo crescimento industrial, mas determinado também pelo pano de fundo sócio-político em que ele ocorre e que instaura necessidades peculiares de vigilância e controle da força de trabalho no território da produção.
Portanto, podemos afirmar que nasce o Serviço Social de Empresas, como intuito de inserir um profissional que vigie e controle a força de trabalho nas organizações. Com a racionalidade burocrático-administrativa e com a modernização conservadora, gerou, nos espaços institucionais, um novo padrão de exigências para o desempenho profissional. Portanto, mudou o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho, exigindo desse profissional um desempenho ‘moderno’,onde os traços ‘tradicionais são substituídos por procedimentos racionais‘. No contexto da modernização, no momento da criação do maior parque industrial de América Latina, o assistente social contribui para o aumento da produtividade no trabalho e do lucro, sendo também requisitado para atender as necessidades sócio-econômicas dos trabalhadores, através dos benefícios sociais, para amenizar osconflitos entre os empregados e a empresa. O assistente social, por meio de sua ação técnicas-políticas, passou a ser requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e empresa, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho. No controle sobre a força de trabalho, as ações profissionaissão direcionadas a exercer funções de apoio à administração do trabalho, intervindo na repressão dos conflitos e na promoção da integração dos trabalhadores às exigências do processo produtivo. O Serviço Social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, contribuindo para reduzir o absenteísmo, viabilizarbenefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho. Para a adequação do comportamento do trabalhador à lógica do desenvolvimento capitalista, as ações profissionais se embasavam em construções teóricas emprestadas das Ciências Sociais, transformadas em técnicas e aplicadas às situações imediatas, legitimando assim suas funções.O processo de reestruturação produtiva, os avanços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTANCIA DE RELACAO ENTRE ALUNO E PROFESSOR
  • RELAÇÃO ESCOLAR PROFESSOR E ALUNO, ALUNO PROFESSOR E ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO E ALUNO
  • A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
  • A importância da relação Professor x Aluno
  • A relação professor-aluno na educação infantil
  • Relação professor-aluno na educação infantil
  • relação professor aluno
  • Relação professor /aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!