PROFESSOR: Seu papel na educação infantil

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃo 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Atualmente considera-se educação infantil, o período escolar em que se atendem crianças com idade de 0 a 6 anos. A finalidade da educação infantil enquantoprimeira etapa da educação básica; deve promover o desenvolvimento integral da criança, sendo oferecida em creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade, e pré-escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.
Sendo assim neste trabalho falaremos sobre como a criança aprende, o papel do professor, e como trabalhar a linguagem oral e escrita, alfabetização, e aludicidade.



2 DESENVOLVIMENTO
As instituições educativas são lugar de interação e socialização das crianças complementando a família. A criança aprende em todas as situações, nas ações educativas e interações e experiências entre professor/aluno, aluno/aluno, e outros.
Acreditamos que a criança já tem toda uma bagagem de aprendizado que traz de casa, aprende brincando, observando,interagindo, sendo criança.
São três os lugares onde as crianças aprendem: casa, igreja e escola.
As crianças atualmente não querem saber de só aceitar as coisas, e sim questionar e participar das atividades e propostas.
Segundo a LBD 9394/96, o objetivo da educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Além de seusvalores educacionais é fundamental retratando no respeito mútuo do professorado da família e da criança.
A educação infantil tem por objetivo favorecer a criança a apropriação de diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de experiências: gestual, musical,verbal, etc.
Alem de cuidar e educar, e auxiliar no processo de ensino aprendizagem e proporcionarpara criança um ambiente rico em conhecimento e desafios.
Para que isso ocorra é necessário que o professor assume de fato seu papel de mediador do conhecimento , zelar para o bem da criança, atuando de maneira próxima a criança, o educador, necessita ser reflexivo e deve avaliar as atividades que ele planeja e suas próprias atitudes, proporcionando as crianças situações de aprendizagem ecrescimento e também tem o papel de restaurador, e pode se treinar para controlar suas emoções. É necessário que o professor esteja atento para ensinar e aprender com as crianças, não querendo impor conhecimento para as crianças e sim construir junto com eles o conhecimento e aprendizagem, onde podem levar experiência para vida toda.
Há necessidade de intenso investimento para formação destesprofessores, partindo das instituições, prefeituras, e por eles mesmos, buscar se profissionalizar, reciclar, e devem estar atentos a todas as mudanças.
Pois alem de proporcionar um ambiente para aprendizado necessita também, impor limites, ser um apoiador afetivo de muitas ocasiões, deve conhecer teóricos para se apoiarem suas praticas e saber distinguir em qual realidade está e qual se adequar.
Oprofessor não deve apenas saber como brincar e sim saber e brincar com as crianças e saber resgatar através do lúdico as brincadeiras do passado.
A energia do professor deve estar dividida entre gastar tempo para conhecer, compreender e estar disponível para atender as necessidades de cada uma, e observar eles e documentar, e com ternura e educação emocional chega aonde quer.
A linguagem oral eescrita é trabalhada de forma livre e de fácil compreensão da criança como: música, poesias, diálogos, rodas de conversa, teatros, produção textual, onde as crianças podem expressar e falar o que fez e o que gosta de fazer, comer e até mesmo o que fez no final de semana. Na hora da história, reconto de histórias, onde é necessário que a criança se sinta segura, acolhidas e desse modo, expressem seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do professor de educaçao infantil
  • O papel do professor na Educação Infantil
  • O PAPEL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O papel do professor na educação infantil inclusiva
  • O papel do professor no processo da educação infantil
  • O papel do professor na educação infantil da atualidade
  • OS PAPÉIS DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!