Professor de língua portuguesa: se você não é deveria ser criativo

Páginas: 2 (450 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2011
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: SE VOCÊ NÃO É DEVERIA SER CRIATIVO

Valéria Araújo de Souza*

Quem é professor de língua portuguesa sabe que inserir a criatividade em sua disciplina é um grandedesafio. A criatividade é como uma proposta pedagógica de trabalho usada para que as aulas não se tornem monótonas ou rotineiras e que assim os alunos não acabarem desvalorizando a disciplina emdetrimento de outras. Mas será que bastam somente habilidades técnicas para ser criativo?
As aulas não devem ser realizadas somente com o intuito “prender” os olhos dos alunos no professor e nos conteúdos.Sabemos que até hoje os alunos são educados para não questionar o professor, esse processo de ensino tão arcaico tem sérios efeitos na vida de muitos estudantes. Os profissionais da educação deveminvestir na criatividade, na metodologia em que os alunos desenvolvam sua autonomia. Sem perderem sua autoridade, esses profissionais da educação podem trabalhar uma autonomia em que há divisões detrabalhos: o professor usa a arte de perguntar e a arte de (saber) ouvir seus alunos.

O foco principal da educação é o aluno, então nada melhor do que conhecê-lo, criando ambientes agradáveis paraadministrar suas aulas. Sabemos que muitas escolas não investem nesse tipo de ensino e se prendem ao tradicionalismo, nos repasses de conteúdos, onde o aluno é apenas um mero ouvinte, sem possibilidadede voz e nem vez. Não é somente com a teoria que os alunos irão desenvolver seus saberes. A língua portuguesa vai além do ensino prescritivo. Mostrar a prática da disciplina no dia-a-dia dará ao alunoa possibilidade de perceber que o estudo da língua materna é uma atividade tão natural como brincar.

Porém, muitos professores têm medo de ousarem. Muitas vezes porque as regras da escola nãopermitem sair desse tradicionalismo de ensino. Por isso, são necerários que tanto o professor e a escola, procurem conhecer as vivências, as competências e habilidades dos seus alunos em suas aulas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor ser ou não ser?
  • Por que alguém deveria ser liderado por você?
  • Você não pode ser quem é
  • A Escola Não Deveria Ser Obrigatória!
  • O professor de Língua Portuguesa
  • Professor de língua portuguesa
  • O Trabalho do Professor de Língua Portuguesa
  • Uma reflexão do Professor de Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!