Professor de educação infantil

Páginas: 10 (2496 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
 Professor de educação infantil
Claudia Roberta A. Martins


Introdução
Formação do professor é buscar uma relação entre a construção de saberes apoiados nos conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico e na prática. Propor um estudo na realidade da educação infantil a partir da formação e da prática dos professoressignifica traçar uma possibilidade de reflexão em torno da importância da formação do profissional que atua nessa etapa da educação básica e de como essa formação pode interferir na realidade educacional.
Bem como compreender as concepções metodológicas da proposta curricular do curso e sua relação com a busca da qualidade na formação de professores para a educação infantil e, assim, buscar uma melhorcompreensão da prática dos profissionais na educação infantil e de como se percebem nesse espaço.


“O curso de Pedagogia forma o pedagogo, profissional preparado para o exercício do magistério e para a gestão dos processos educativos escolares e não escolares na produção e difusão do conhecimento no campo educacional”.
Portanto, a prática da pesquisa é entendida como o oblíqua pelo qual seconfigura o crescimento profissional, a produção de conhecimento e a socialização desses conhecimentos- pesquisa, ensino, amplitude.

A partir desse tripé, espera-se a ultrapassagem da linha divisória que coloca em pólos diferentes o magistério e a academia, ou seja, absorve-se uma articulação entre os atos e atrizes pedagógicas ao tempo em que salienta a valorização e autonomia profissional dotrabalho docente: “Busca-se assim a formação de pedagogos e pedagogas como profissionais críticos, gestores de processos educativos escolares e não-escolares, com ênfase na docência”.
Assim, é possível afirmar que o conhecimento teórico é a base necessária para a ação do educador em qualquer espaço de atuação. De modo que, deduz que no ambiente acadêmico o estudante estará em contato com oconhecimento científico elaborado, o qual associado aos saberes que trazem ao longo de sua vivência e ás pesquisas realizadas nas universidades provoca a construção de conhecimentos profissionais fundamentais para a formação dos professores como sujeitos históricos, políticos e
sociais que interferem diretamente na sociedade e na própria organização do conhecimento (UNEB, 2004)


1- Educação infantil eas proteções legais para esse fragmento da educação
Durante muito tempo se pensou que a criança era um ser incompleto, imperfeito, fusão, incompleto e sem cultura, uma tabula rasa que precisava do depósito de conhecimentos dos adultos para se tornarem um adulto maduro, racional, social, competente e autônomo. Foram durante décadas e séculos sujeitos ignorados em todas as representações sociaisexistentes.
Para Heywood a fascinação atualmente percebida pela infância é um fenômeno recente. Segundo ele, não há nenhum registro de “histórias de vida“ em toda a Idade Média e no período moderno, inclusive em países industrializados. Era “uma figura marginal em um mundo adulto”.
Com o passar dos anos e as transformações ocorridas na sociedade e, assim sendo, na educação, o ensino formal paraas crianças ganhou um novo entendimento, apontando a necessidade de formação específica para trabalhar com esse púbico. Muitos anos se passassem para que surgissem pesquisas e pesquisadores que ousassem compreender e difundir novas compreensões acerca da concepção da criança, da infância e da educação infantil e, por conseqüência do profissional para esse segmento.
A educação infantil éatualmente pensada como espaço importante para a construção de uma educação de qualidade e que necessita de profissionais que entendam as especificidades desse ensino. A valorização da escola e da educação infantil está intimamente ligada com a valorização da própria criança, que foi durante muito tempo vista como um adulto em miniatura. A LDB 9394/96 dispõe no título VI do art.62 que:
A formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Perfil de um Professor de Educação Infantil
  • Orientações para professores de Educação Infantil
  • perfil do professor de educação infantil
  • Professor de Educação Infantil
  • professor de educação infantil: seu valor
  • Formação de Professores na Educação Infantil
  • O papel do professor de educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!