PROFESSOR ALFABETIZADOR

2336 palavras 10 páginas
Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador
Alfabetização de Crianças

O Professor Alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem, para o aluno, o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever com compreensão. De acordo com a LDB, em seu Artigo 32, ele pode atuar em séries anuais, períodos semestrais, ciclos ou qualquer outra forma de organização prevista nesta Lei.

As ações do Professor Alfabetizador se processam ciclicamente. Iniciam-se na sua participação no Projeto
Político Pedagógico da Escola e desencadeiam-se no Plano de Curso, que define as intencionalidades educativas, assim como no Plano de Aula, que tem como cenário a sala de aula.

É importante considerar que o processo de alfabetização vai muito além da determinação de conteúdos a serem ensinados aos alunos. A sua complexidade exige do Professor Alfabetizador competências para orientar os alunos na compreensão e na valorização da linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento, bem como de estruturação da identidade pessoal e coletiva.

Cabe a esse profissional favorecer o desenvolvimento dos aspectos instrumentais e cognitivos da alfabetização. Além disso, permitir o contato freqüente com situações de leitura e escrita destinadas tanto à aprendizagem do código alfabético e ao desenvolvimento do gosto pela leitura como da natureza, das funções e usos da Língua Portuguesa, levando em consideração a dimensão da subjetividade do aprendiz. Dessa forma, é indispensável que ele conheça profundamente o processo de aprendizagem, as características e implicações das etapas de desenvolvimento de uma criança para a alfabetização, as competências que o aluno deverá ter desenvolvido ao final de um ano de curso, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem.

Os padrões de competências reúnem, portanto, de maneira resumida, os traços mais

Relacionados