Prof Gabriela Resenha Texto De Dahl

1133 palavras 5 páginas
CIÊNCIAS SOCIAIS

ANTONIO LAÉRCIO KATCHOROVSKI

POLIARQUIA, PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO
Robert A. Dahl

Trabalho entregue à Professora Gabriela, para obtenção de nota parcial na disciplina de Política Contemporânea.

GUARAPUAVA - MAIO/2013
Antonio Laercio Katchorovski, 21/05/2013
Professora: Gabriela/Política Contemporânea
Fichamento do texto de Robert Dahl
POLIARQUIA, PARTICIPAÇÃO E OPOSIÇÃO “Por considerar as democracias pobres aproximações do ideal democrático, Dahl sugeriu que estas fossem chamadas de poliarquias.” (p. 11).
Poliarquia são vários grupos políticos em um regime de contestação constante, o que favorece a democracia, ou seja, grupos de interesses e partidos políticos disputando o poder de forma igualitária e com a participação do povo, Robert Dahl considera a democratização como um processo de competição e participação e diz que a principal característica da democracia é ela ser capaz de responder às preferências de seus cidadãos, que são politicamente iguais, no entanto, é necessário que os cidadãos possam formular suas preferências, expressá-las a seus concidadãos e aos governos, e que as possam ter igualmente consideradas na conduta do governo, e, para que estas três oportunidades possam existir, as instituições da sociedade devem fornecer oito garantias básicas, liberdade de formar e aderir a organizações, liberdade de expressão, direito ao voto, elegibilidade para cargos públicos, direito de lideres políticos disputar apoio e votos, fontes alternativas de informação, eleições livres e idôneas e instituições para fazer com que as políticas governamentais dependam de eleições.
“... a literatura torna-se marcadamente pessimista quanto às chances da democracia em países subdesenvolvidos, ao tempo que afirmava a excepcionalidade dos países desenvolvidos.” (p. 12).
Essa escala de oito condições permite comparar regimes políticos tanto por sua permissão para contestação pública, quanto pelo direito de participar nesta

Relacionados

  • portugues juridico
    177790 palavras | 712 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas
  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas