Prof. edmo menini – preparatório para carreira de diplomata

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
IV Processo de Planejamento

O Ambiente em que as organizações se situam é um ambiente competitivo, cheio de mudanças constantes e incertezas. Todos os elementos que influenciam a s organizações estão compostos de doses de incertezas e imprevistos.
Uma das razões de planejar é lidar com as incertezas do futuro, Incerteza nada mais é do que a falta de informação ou falta de controle sobre oseventos. A falta de informações futuras sobre os concorrentes, consumidores, fornecedores, fontes de financiamento, tecnologia e outros elementos do ambiente, é que torna o ato de planejar como um ato essencial para sobrevivência das organizações. O planejamento torna possível uma previsão, com maior ou menos precisão do futuro e seus efeitos.

O processo de planejamento é ferramenta doadministrador para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo de tomar decisões

A partir desses conceitos básicos, podemos definir o processo de planejamento de várias maneiras
* Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados
* É definir meios para possibilitar a realização dos resultados desejados
* É interferir na realidade, para passar deuma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um intervalo conhecido de tempo
* É definir um objetivo, avaliar as alternativas para realizá-lo e escolher um curso específico de ação

Atitude ou comportamento em relação ao planejamento

Além de um processo de tomar decisões e de uma competência intelectual (ou conceitual), planejar também é uma questão de atitude
Atitudeprincipalmente em relação às mudanças que ocorrem constantemente no ambiente.
Essas atitudes e comportamentos podem ser favoráveis às mudanças ou então podem ignorar as informações que vêm do ambiente e que normalmente resultam em mudanças.

Essas atitudes podem ser: Proativas ou Reativas

Comportamento ou atitudes PROATIVAS:
São aquelas que entendem as forças e informações do ambiente
São aquelasque desejam e impulsionam as mudanças
São aquelas que se antecipam aos eventos

Essas atitudes são aquelas que os administradores processam de maneira positiva os “imputs” (informações) que vêm do ambiente e de dentro da própria organização. Essas informações usadas proativamente, provocam mudanças que permite a organização alterar dinamicamente seus sistemas internos e assim adaptar-serapidamente ao ambiente.
Quanto mais rápida uma organização antecipar-se ao futuro, e realizar as mudanças necessárias, mais proativo é seu comportamento.
Ex: Administração da qualidade implantada pelos japoneses. Antes produto de qualidade significava altos preços. Mas tomando uma atitude proativa em relação às informações que vinha do ambiente ( consumidores queriam produtos de qualidade com preçosbaixos) os japoneses resolveram planejar e fazer acontecer as mudanças.

Comportamento ou atitudes REATIVAS:
* São aquelas que rejeitam as forças e informações do ambiente
* São aquelas cuja tendência é para a estabilidade
* São aquelas que reagem aos eventos

São atitudes e comportamentos negativos em relação às informações que vêm do ambiente. A estabilidade é mantida por forçaspoderosas que oferecem resistência à mudança.
São exemplos dessas forças: a comodidade da situação presente, a tradição, a força dos hábitos, o pensamento conservados, os processos padronizados e engessados com sistema de controle rígido.

As duas atitudes são necessárias, uma equilibrando a outra. A atitude proativa é necessária para o crescimento e a mudança, e atitude reativa é necessáriapara se evitar precipitações e mudanças abruptas e desnecessárias.

Componentes de um planejamento

O planejamento é feito através de planos. Um plano é um guia para ação no futuro. O plano estabelece
* Qual situação deverá ser alcançada
* O que precisa ser feito para alcançá-la
* Os recursos que serão aplicados nesse esforço

Os planos também devem incluir uma previsão dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diplomata
  • Diplomata
  • Preparatorio
  • preparatório
  • preparatório OAB
  • carreiras
  • prof
  • Prof

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!