PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária.

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária. Editora Ática. 2001
p. 5 A seleção feita e a sucessão estabelecida conferem à frase uma significação que pode ser submetida à prova da verdade emrelação à realidade imediata.
Dependendo de quais peças do nosso vocabulário nós escolhemos utilizar e em que ordem isso for feito acabamos por dar um significado a nossa comunicação. Essa pode serverdadeira ou falsa, mas o importante não é isso e sim a maneira que decidimos colocar isso.
p. 6 A flor dessa rua deixa de ser um elemento vegetal para alçar-se à condição de símbolo, ganha limasignificação que vai além do real concreto e que passa a existir em função do conjunto em que a palavra se encontra.
A palavra, dependendo do seu contexto, pode deixar de ser apenas algo somentedenotativo e passa a ter o sentido, muitas vezes chamado de figurado. O uso da palavra imagem também é algo comum (principalmente na literatura) para dizer que algo não tem o mesmo significado que nós podemospensar que tem.
p. 7 A significação das palavras, nesse caso, tem por base o jogo de relações configuradoras de idioma que falamos.
No caso do figurativismo o sentido fica por conta, muitasvezes, do contexto, ou da vivência de cada pessoa que lê o texto.
p. 9 Há os que entendem que a obra literária envolve uma representação e uma visão do mundo, além de uma tomada de posição diante dele.Entender que a mimese é uma imitação do real faz as pessoas pensarem em si mesmas e em que o texto literário mais tem relação consigo.
p. 30 Em outros termos, a conotação se centraliza na parte dosentido das palavras ligadas às funções emotiva e conativa.
A conotação se apresenta de maneira diferente da denotação, pois não mostra o significado de algo, mas sim o plurissignificado do éapretado no texto.
p. 31 Se considerarmos, em termos de estrutura, que, em todo sistema de significação, esta resulta de relação entre um plano de expressão e um plano de conteúdo, o plano de expressão é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha Domicio Proença filho
  • linguagem literária e não literaria
  • Linguagem literária
  • Linguagens Literárias e não Literárias
  • Linguagem literária
  • Linguagem Literária
  • Linguagem literaria
  • Linguagem Literaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!