PRODÇÃO DE Arroz

2562 palavras 11 páginas
O arroz irrigado é produzido em dezesseis estados de todas as regiões do Brasil, portanto, sob condições climáticas muito distintas. Entretanto, de acordo com os dados do IBGE, para a safra 2000/2001, cerca de 90% dessa produção é oriunda da região Sul e, principalmente, dos estados do Rio Grande do Sul (RS) (77,1%) e Santa Catarina (SC) (12,8%).
Apesar dos altos índices médios de produtividade, em geral superiores a 5 t.ha-1 no RS, atingindo valores em torno de 7 t.ha-1, em SC, em alguns anos ocorrem reduções acentuadas devido, fundamentalmente, às condições climáticas. Em condições normais de irrigação e de manejo da cultura, a ocorrência de temperaturas extremas e, em particular as baixas temperaturas ("frio"), e a disponibilidade de radiação solar, durante as fases críticas da planta, são dois elementos climáticos que estão intimamente relacionados com os decréscimos de produtividade.

Neste tópico, além de caracterizar os principais elementos climáticos que afetam a produtividade da cultura, será analisada a influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña e o uso do zoneamento agroclimático nos estados do RS e SC.
Fatores climáticos que afetam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade do arroz irrigado
Temperatura
A temperatura é um dos elementos climáticos de maior importância para o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade da cultura do arroz. Assim, cada fase fenológica tem as suas temperaturas críticas ótima, mínima e máxima (Tabela 1).
A temperatura ótima para o desenvolvimento do arroz situa-se entre 20 e 35C, sendo esta faixa a ideal para a germinação, de 30 a 33C para a floração e de 20 a 25C para a maturação (Tabela 1). O arroz não tolera temperaturas excessivamente baixas nem excessivamente altas. Entretanto, a sensibilidade da cultura varia, tanto para uma como para a outra, em função da fase fenológica.
A planta é mais sensível às baixas temperaturas na fase de pré-floração ou, mais especificamente, na

Relacionados

  • relatorio
    7625 palavras | 31 páginas