PRODUÇÃOTEXTUAL NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA

1716 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

NOME : NEUZA DO NASCIMENTO CUNHA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
PRODUÇÃOTEXTUAL NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA

SABARÁ
2014

NEUZA DO NASCIMENTO CUNHA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
PRODUÇÃO TEXTUAL NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem.

Profª Juliana Fogaça Sanches Simm

Tutora eletrônica: Tatiane Marigo

Tutor(a) de sala: Cymara A. Mateus

Sabará
2014

Introdução

Este trabalho aborda a importância do Pedagogo na educação, o que a Pedagogia trás para o desenvolvimento educativo, onde e como deve atuar o profissional da Pedagogia.

Vamos entender que a educação é uma prática social e que ser pedagogo é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas do setor de educação, projetos e experiências educativas em diversos ambientes. O que é Pedagogia

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.
O conceito mais comum é o de que pedagogia é ensino, ou melhor, o modo de ensinar. O pedagógico seria o metodológico, o modo de transmitir o ensinamento ao aprendiz. O método de levar o conhecimento ao aluno.
Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau.
Os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, no final do século XIX e

Relacionados