Produção e comercialização do repolho (Brássicas oleracea) nas associações de Zona Verde e do Intaka em Maputo (Mocambique)

2984 palavras 12 páginas
INDICE
I.INTRODUÇÃO 2
I.I. JUSTIFICATIVA 2
I.II. Formulação do problema 3
I.III. OBJECTIVOS 3
I.III.I. Objectivo geral 3
I.III.I. Objectivos específicos 3
II. REVISÃO LITERÁRIA 4
II.I. Variedades 4
II.III. Preparação de terreno 4
II.V. Controlo de infestantes 6
II.VI. Rega 6
II.VII. Colheita e processos pós colheita e comercialização 6
III. METODOLOGIA 7
IV. RESULTADOS 7
V. CONCLUSÃO E RECOMENDACÕES 9
V.I. Conclusão 9
V.II. Recomendações 9
VI. BIBLIOGRAFIA 10

I.INTRODUÇÃO
O repolho é originário da Europa Ocidental (Alemanha), principalmente durante a idade média (século XII a XVI).
É uma planta bianual, herbácea, da família das brássicas ou crucíferas, as folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas as outras, formando o que é designado como uma “cabeça” compacta.
Como se conserva facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conservação de alimentos frescos.
As brássicas estão entre as principais culturas hortícolas a nível mundial, a avaliar pela área, volume de produção e pelo consumo. Do ponto de vista funcional, destaca-se a informação epidemiológica que, o facto de o consumo de brássicas prevenir a incidência de certos tipos de cancro. Este facto está relacionado com a presença nas plantas desta família de metabólicos secundários, designados por glucosinolatos, que para além de determinarem o aroma característico destas plantas, previnem a iniciação do cancro. (ARESTIZABAL, 1982)
Em Moçambique são residentes dois importantes sistemas de cultivo do repolho, o dos rios ou em baixas com águas residuais e dos produtores familiares e comerciais, visando lucro. (Ecole & Vasconcelos, 2006)
O custo médio de produção para um hectare de repolho, oscila entre 50 a 70mil meticais, sendo 30 a 50% deste valor é destinado a aquisição de adubos e pesticidas para o controle de ofídios. (Ecole & Vasconcelos, 2006)
Nas associações da Zona Verde e do Intaka os produtores são

Relacionados