produção texxtual

1159 palavras 5 páginas
1) Pontuação. Pontue os textos abaixo, utilizando corretamente as vírgulas e os dois pontos ou travessão:
a) Não é fácil enumerar todos os motivos pelos quais escrevemos tantos são eles. Eis alguns escrevemos para dar ordens para avisar alguém pra reclamar para receitar para advertir para pedir para tirar uma boa nota para não esquecer para guardar o que sentimos para contar uma história para dizer em forma de poesia. Mas todos esses motivos particulares pelos quais escrevemos podem ser explicados por uma razão geral escrevemos para resolver problemas que a fala a linguagem oral não consegue resolver. Podemos até dizer que o home inventou a escrita há milhares de anos quando só a conversa não conseguia dar conta de todas as suas necessidades.
b) Podemos saber hoje o que se escreveu há milhares de anos há cinquenta anos há quatro anos há dois dias ontem e até o que você escreveu há alguns minutos atrás neste exercício. Se você guardar a folha do caderno seus netos poderão saber o que você escreveu hoje quando tinha a idade deles. Já a fala... essa vai mesmo com o vento! Sabemos com certeza o que os gregos escreveram 500 anos antes de Cristo mas tudo o que sabemos sobre o que eles falavam entre eles no dia-a-dia é o que os roteiristas de Hollywood nos filmes históricos dizem que eles diziam!
c) A invenção da escrita foi um sucesso absoluto veio para ficar e se espalhar pelo mundo e foi uma arma poderosíssima nas mãos dos povos que a dominavam de tal forma que hoje os povos que não dispõem dela dependem da escrita dos outros para sobreviverem. E mesmo dentro de países civilizados o cidadão que não sabe escrever também depende dos que sabem para ficar vivo.
d)O domínio da escrita é tão importante que durante séculos só se permitia que uma pequeníssima parcela da sociedade aprendesse a ler e a escrever. Escrever era uma questão de segurança social política ou religiosa só pessoas de determinadas classes ou castas tinham esse direito exercido sempre sob o

Relacionados

  • lingua portuguesa
    16723 palavras | 67 páginas
  • Didatica Do Ensino De Langua Portuguesa 1360182473
    18337 palavras | 74 páginas