PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO O Sentido e Significado do PPP para a Organização do Trabalho Pedagógico do Centro de Ensino Fundamental da Candangolândia–DF

1458 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho descreveremos sobre os itens e o que compõe o PPP do Centro de Ensino Fundamental da Candangolândia–DF e qual é o sentido e o significado para a organização do trabalho pedagógico na escola.
Veremos o princípio filosófico do PPP e a concepção do professor e do aluno neste contexto e a visão do pedagogo neste PPP e os participantes.
O PPP é o caminho que norteia todas e quaisquer ações no contexto escolar. Oportuniza a construção da identidade da escola, quando organiza e planeja coletivamente a execução das demandas inerentes a realidade da comunidade escolar.
2 DESENVOLVIMENTO
Começaremos explicando um pouco sobre o que é o Projeto Político Pedagógico ou PPP.
No Brasil, se intensificou a elaboração dos PPP após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceram a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica.
Sua fundamentação legal deu-se a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, em seu artigo 12, onde: “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.”, a participação ativa de todos os envolvidos na gestão escolar (professores, funcionários, representantes da comunidade, pais e alunos).
A maior obrigação da escola é a educação, responsável pela transformação e evolução da sociedade, segundo Gadotti enfatiza: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).
O PPP contém o que a escola idealiza das suas metas de ensino, os objetivos e os possíveis caminhos a seguir.
“Um

Relacionados

  • pasta de estagio pedagogia
    30946 palavras | 124 páginas
  • pasta estagio
    30904 palavras | 124 páginas