Produção textual do Vídeo: Imaginário Postinari

360 palavras 2 páginas
FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA
ARQUITETURA E URBANISMO

VANESSA DONE DE FREITAS MOREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMO DO VÍDEO “IMAGINÁRIO PORTINARI”

MACAPÁ – AP
2014
VANESSA DONE DE FREITAS MOREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMO DO VÍDEO “IMAGINÁRIO PORTINARI”

Produção textual apresentado a Faculdade de Macapá com requisito avaliativo da disciplina de Atelier de Projeto de Arquitetura e Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo sob orientação da professora Vânia Lira.

MACAPÁ – AP
2014
“IMAGINÁRIO PORTINARI”
(Resumo)
Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no Brasil em dezembro de 1903 em uma fazenda próxima a cidade de Brodowski.
A casa onde viveu Portinari, hoje é uma referência à sua trajetória, o “Museu de Portinari” guarda algumas dentre as mais de cinco mil obras do artista, juntamente com raras peças pessoais das quais estimava.
Suas telas não espremiam conflitos internos ou estados pessoais, sua posição como artista era coletiva, visto como um exemplo a série “Retirantes” tendo como um traço de denúncia social.
Sua sensibilidade artística é transmitida e compreendida facilmente em suas obras, onde as lembranças da simplicidade vivida na infância foram captadas em suas telas.
Apesar das poucas oportunidades que a vida aparentava lhe oferecer, Portinari seguiu adiante e obteve o grandioso reconhecimento pelo seu trabalho, que com tanta dedicação e amor o fazia, levando assim, inspiração e força de vontade aos antigos e novos descendentes de Brodowski. Recebe a incumbência do Governo Brasileiro para fazer os painéis “Guerra e Paz”, e embora estando proibido de usar tintas, devido sua saúde, desacata recomendações médicas e aceita o desafio, se vendo na grande e talvez única oportunidade de enviar a mensagem de paz ao mundo.
Sua carreira foi dedicada e inspirada na simplicidade de pessoas humildes, na vida árdua de um trabalho braçal intenso e

Relacionados