Produção de proteína recombinante Noggin e sua aplicação para inibição do desenvolvimento de cornos em gado doméstico

2855 palavras 12 páginas
Produção de proteína recombinante Noggin e sua aplicação para inibição do desenvolvimento de cornos em gado doméstico (Bos taurus)

1. INTRODUÇÃO
1.1. A descorna em gado doméstico (Bos taurus)
Os cornos são apêndices ósseos, de formato cônico, pontiagudo e oco, que são revestidos por uma camada queratinizada que lhe confere grande dureza. Estão localizados sobre o frontal de animais ruminantes, tanto no macho quanto na fêmea. Começam a se desenvolver nos filhotes aos 4 meses, durante o período gestação, dentro da barriga da mãe, e continuam a crescer durante o desenvolvimento do animal após o nascimento.
A presença dos cornos em bois e vacas torna-se inconveniente e perigosa, seja pela agressão a indivíduos de mesma espécie, seja em relação ao próprio homem. Os ferimentos causados por perfuração de cornos podem ser profundos, causar inflamações e, no caso das vacas, podem causar mastites e até interrupção de gestação. Além disso, os cornos podem atingir até 2 metros em algumas espécies, tornando-se um empecilho em relação ao espaço e a manutenção de currais. Desta forma, a descorna tornou-se uma prática de maneio usual na criação destes animais.
A descorna é a operação onde é feita a retirada dos cornos através de técnicas cirúrgicas, cauterização ou aplicação de produtos especializados. Segundo RODRIGUES (1991), os métodos utilizados para a descorna devem ser adequados com a idade do animal:
Animais jovens (2 dias a 2,5 meses): nesta idade a descorna consiste em técnicas que promovam a destruição de células queratogênicas pela ação do calor ou por corrosão, a fim de impedir a formação do tecido córneo. Pode ser realizada através da aplicação de produtos cáusticos a base de tricloreto de antimônio e hidróxido de sódio ou potássio, ou por cauterização que pode ser feita utilizando-se o termocautério ou a ferro quente (mochação).
Animais adultos (acima de 18 meses): a descorna é realizada através de procedimentos cirúrgicos, com auxilio de anestésicos

Relacionados