PRODUÇÃO DE MAPAS UTILIZANDO O PROGRAMA ArcGIS 9.3

1214 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

JAQUELINE DE MOURA

PRODUÇÃO DE MAPAS UTILIZANDO O PROGRAMA ArcGIS 9.3

FRANCISCO BELTRÃO
2014
JAQUELINE DE MOURA

PRODUÇÃO DE MAPAS UTILIZANDO O PROGRAMA ArcGIS 9.3

Relatório de aula prática número 1 para a disciplina de Introdução à Geomática do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Francisco Beltrão.

Profa. Dra. Michelle Milanez França.

FRANCISCO BELTRÃO
2014
1 INTRODUÇÃO

As técnicas cartográficas de confecção de mapas remontam de séculos atrás e, por isso, a cartografia é considerada uma ciência e arte concreta e extremamente difusa. Tais considerações remontam à definição de cartografia como sendo o conjunto de estudos científicos, artísticos e técnicos para a representação das diversas características do globo, sejam elas naturais ou artificiais por meio de mapas, cartas ou plantas (DUARTE, 2006).
A união de características científicas e artísticas em uma mesma definição refere-se ao fato de que um mapa, além de fornecer dados concretos e de importância ao interlocutor, também necessita ser agradável à visualização, tendo seus elementos (letreiro, margens, legenda, símbolos, traços, cores, etc.) bem dispostos ao longo da representação (DUARTE, 2006).
Esse estudo contribuiu demasiadamente para que o homem conhecesse melhor o lugar em que vive. Tal relevância é vista ao perceber a evolução que a arte apresentou analogamente à ciência em avanços tecnológicos que permitiram uma nova forma de se representar mapas. É nesta dinâmica que o geoprocessamento se insere, viabilizando com maior facilidade a reprodução, bem como a utilização de mapas em ambiente SIG – Sistema de Informação Geográfica – (FITZ, 1959).
Neste contexto, o sistema SIG surgiu, primeiramente, atrelado à Ciência da

Relacionados