Produção de Aprendizagem - AS TENDÊNCIAS DO PROFISSIONAL NO MUNDO CONTEPORÂNEO

2992 palavras 12 páginas
FACULDADE BRASIL CENTRAL

ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E SOCIEDADE

SAMUEL DE SOUSA COSTA*

AGUAS LINDAS DE GOIÁS
09-2013

1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho irei abordar um conteúdo relacionado organização, pessoas e sociedade dentro do tema “as tendências do profissional no mundo contemporâneo”. Esse conteúdo será divido por tópicos dentro das respectivas matérias: Filosofia e Ética, Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal, Organização, Contexto e Aplicação, Sustentabilidade e Diversidade Social e Cultural e Tecnologia da Informação e Comunicação, esse conteúdo foi extraído a partir de relatórios feitos em sala de aula, juntamente com o grupo.

2. AS TENDÊNCIAS DO PROFISSIONAL NO MUNDO CONTEPORÂNEO.

2.1 FILOSOFIA E ÉTICA

No Brasil, durante o Regime Militar, a Filosofia foi excluída dos currículos escolares, sendo considerada subversiva, e agora a partir da abertura política retorna aos currículos escolares, porém somente se torna obrigatória no Ensino Médio, ficando mais uma vez limitada a áreas específicas, geralmente àquelas ligadas à formação de professores. Nos cursos de graduação, não se torna conhecida e passa a ser desdenhada pelos acadêmicos principalmente dos cursos de ciências exatas e técnicas.
Assim, são propósitos deste estudo, tanto em âmbito geral quanto específico, analisar, investigar, e provocar a reflexão acerca da concepção que o acadêmico tem da Filosofia e da sua importância para a formação humana e profissional.

“Como são infindáveis as perspectivas desde as quais um assunto pode ser abordado, vemos aí então que a aprendizagem não termina nunca, o que torna perigosa, diria mesmo ridícula a postura de quem se acha o dono do saber” (l986 p.12). Nenhum profissional pode considerar-se capacitado no momento em que recebe o diploma de graduação, pois ele nada mais é do que uma “chave” com a qual abrirá novas portas em busca de novos

Relacionados