Produção brachiaria Ruzizensis

961 palavras 4 páginas
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

A Brachiaria Ruziziensis é uma planta originária da África, perene, estolonífera, composta por rizomas curtos, talo piloso, folhas lanceoladas, de cor verde claro, inflorescência em forma de raques em fita e plana, com floração nos meses de dezembro e janeiro no hemisfério sul. Essa planta possui muito boa palatabilidade e digestibilidade, é bem precoce, com boa velocidade de rebrota, níveis de proteína entre 11 e 13%. O seu plantio pode ser realizado desde o nível do mar até 1.800 m de altitude, nas latitudes de 0 a 25 graus norte ou sul. É indicada especialmente para bovinos, embora eqüinos ovinos e caprinos a consumam, porém por problemas de fotossensibilização e níveis de oxalatos não seja a mais recomendada. Essa planta se comporta bem em solos de fertilidade média a alta, tem razoável tolerância ao frio, baixa tolerância a umidade e média tolerância à seca. Apresenta excelente velocidade de recuperação após as primeiras chuvas, no final da seca o que lhe da bom destaque para plantio na região nordeste e centro-oeste do Brasil. Uma parcela desse material foi trabalhado e modificado através da aplicação de hormonais como a colchicina, para mudança da sua condição diplóide, apomítico para tetraplóide sexual que foi denominado clone 44-6 o que permitiu o início dos trabalhos de produção de híbridos realizados pela investigadora Dra. Cacilda Borges do Valle – Embrapa e Dr. John W. Miles - Ciat.

Essa planta vem sendo muito utilizada no sistema de plantio direto na palha e em esse sistema devemos manejá-la, observando as técnicas que são preconizadas para tal e que visam melhorar as condições ambientais, respeitando-se três requisitos mínimos, que são:

ᶲ Não fazer o revolvimento do solo; quando revolvemos o solo com aração e gradagem perdemos o carbono acumulado no processo.
ᶲ Executar a rotação de culturas; nestes processos de alta produção, ocorrem maior depósito e

Relacionados