PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE FRANGOS DE CORTE

4668 palavras 19 páginas
PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE FRANGOS DE CORTE
Elsio Antonio Pereira de Figueiredo, zootec., Ph.D, melhoramento genético, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves,

As fazendas orgânicas estão se tornando uma fonte cada vez mais popular de produção de alimentos na Europa. Existe, porém, um grau variado de sistemas de produção de aves que inclui além dos orgânicos outros não industriais como os "free range". No Brasil existe uma certa confusão entre os termos. Entre os mais comuns estão:
1. Agroecológico x orgânico. Na legislação brasileira são tratados como sinônimos, porém tecnicamente são diferentes, pois agroecológico é mais amplo, já que há de ser orgânico, ecológico e socialmente correto.
2. Agroecológico x sustentável, sinônimos quando tratam no mesmo contexto, mas agroecológico é específico para agricultura.
3. Agroecológico x ao ar livre, agroecológico é mais amplo, pois ao ar livre não inclui a ecologia e agroecológico inclui ao ar livre. A produção confinada poderá também ser considerada agroecológica e orgânica, mas não tão facilmente como a produção mista e ao ar livre. A produção ao ar livre, por si só, não torna o produto orgânico ou agroecológico.
4. Agroecológico x caipira ou colonial, agroecológico também se preocupa com índices de produtividade, é orientado para o comércio. A denominação galinha caipira ou colonial aproxima das exigências de produto agroecológico e orgânico, mas não é sinônimo.
5. Agroecológico x verde, verde é considerado sinônimo de caipira/colonial, porém significa apenas que a criação é solta, ao ar livre e se alimenta de vegetais (milho e soja), mas não necessariamente orgânica/agroecológica.
Tecnicamente podem ser considerados sinônimos os termos sistema orgânico, ecológico, biológico, biodinâmico, natural, sustentável, regenerativo e agroecológico, mas, sugere-se, uniformizar e usar apenas o termo agroecológico por ser mais abrangente.
Também, tecnicamente, podem ser considerados sinônimos de Frango Caipira, Frango

Relacionados

  • Sustentabilidade
    116157 palavras | 465 páginas