PRODUTIVIDADE

Páginas: 18 (4294 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
O que é Produtividade:
Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável.  É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.
Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para umaindústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção.
Os indicadores da produtividade de uma empresa estão relacionados ao processo de produção para geração de produtos ou serviços. As falhas na produção, quando corrigidas em tempo evitam prejuízos na produtividade.
O bloco econômico denominado “Tigres Asiáticos”, formado pela Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e HongKong, localizados no sudeste da Ásia, a partir da década de 80, apresentaram uma elevada produtividade, com a implantação de táticas agressivas, com a atração do capital estrangeiro, a isenção de impostos e mão de obra barata, visando à exportação.
A produtividade e o EBITDA
A produtividade de uma empresa pode ser medida pelo EBITDA (Earnings Before, Interest, Taxes, Depreciation andAmortization), que traduzido para o português, significa “Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (Lajida), que representa quanto uma empresa gera de recursos, através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros. É um indicador financeiro muito usado por analistas financeiros.
A produtividade e aTPMTPM (Total Produtive Maintenance), em português,Manutenção Produtiva Total, é um sistema criado no Japão, com o objetivo de eliminar perdas, diminuir custos e aumentar a produtividade das empresas e a sua competitividade.
O que é Neoliberalismo:
Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicasneoclássicas e é entendido como um produto do liberalismo econômico clássico.
O neoliberalismo pode ser umacorrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos.
Esta teoria, que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.
Na política, neoliberalismo é um conjunto deideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agenteseconômicos privados.
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc. Esta teoriaeconômica propunha a utilização de a implementação de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indicavam uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários.
Neoliberalismo no Brasil
No Brasil, o Neoliberalismo começou a ser seguido de uma forma aberta nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Neste caso,seguir o neoliberalismo foi sinônimo de privatização de várias empresas do Estado. O dinheiro conseguido com essas privatizações foi na sua maioria utilizado para manter a cotação do Real (uma nova moeda na altura) ao nível do dólar.
A estratégia de privatização encorajada por ideais neoliberais não foi seguida por todos os países. Ao contrário do Brasil, a China e Índia (países que têm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade
  • Produtividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!