Produtividade da brachiaria brizantha cv. piatã em diferentes idades de corte com irrigação no período de outono

Páginas: 8 (1796 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
CADEIA PRODUTIVA DA OVINOCULTURA - COMERCIALIZAÇÃO E CUSTOS: III SIMPÓSIO DE OVINOCULTURA

Poliana Campos Burin ¹; Karyn Harumi Narimatsu¹ ; Roberta Torres Lopes¹ ; Marcos Eduardo Rodrigues Silva ¹; Fernando Miranda de Vargas Junior² , Ronaldo Pasquim de Araújo ³
¹ Discentes do Curso de Graduação em Zootecnia - FCA /UFGD
² Professor FCA/UFGD
³ Técnico Administrativo da UFGD

RESUMO
Oobjetivo deste projeto foi reunir criadores, técnicos, extensionistas, acadêmicos e demais interessados sobre ovinocultura na região da Grande Dourados e proximidades atentando-os para a importância da organização da cadeia produtiva, para necessidade da minimização dos custos de produção e para melhora na eficiência na comercialização dos produtos ovinícolas. Para isto foram direcionadas palestrascom profissionais especializados atentos para as necessidades e exigências do mercado neste setor. Assim, o desenvolvimento se deu através do planejamento e organização da ação em forma de evento, sendo este o III Simpósio de Ovinocultura realizado no dia 19 de Maio de 2010, no auditório do parque de exposições João Humberto de Carvalho. O tema principal foi a Cadeia Produtiva, Comercialização eCustos. Foram ministradas seis palestras no total, na ordem os seguintes palestrantes: Prof. Fernando Miranda de Vargas Junior – Coord. Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura do Estado - MS, Prof. Elton Bock - Médico Veterinário Prof. UNIGRAN, o Eng. Agr° Fernando Gottardi - representante do Frigorífico MARFRIG, o Zootecnista Paulo de Tarso dos Santos Martins- representante da ovinocultura regionaldo MT, o consultor Saulo Oliveira Meneguite – OCBMS, o representante do Frigorífico de Nova Andradina Sócio proprietário Benilson E. Tangerino e por fim a apresentação da Profa. Alda Lúcia Gomes Monteiro – UFPR. Nesta terceira realização ocorreu novamente recorde de público com aproximadamente 500 ouvintes durante o dia de evento. Os participantes demonstraram grande interesse pelo assuntoaproveitando como uma oportunidade de interação com outros profissionais para troca de experiências e conhecimentos de forma satisfatória.
Palavras Chave: Capacitação; Palestras; Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO
A ovinocultura é uma atividade econômica extremamente viável em nossa região que possui condições ambientais propicias ao desenvolvimento dos animais que se destacam pela alta prolificidadee produtividade de carne sendo uma ótima alternativa para diversificação das atividades econômicas locais. Um conjunto de atividades restritas a determinadas culturas como a bovinocultura, cultura de soja e cana. Este conjunto restrito de atividades impõe riscos aos produtores que dependendo exclusivamente de determinadas atividades em caso de crise se vê em muitos casos sem nenhuma fontealternativa de renda. A atividade de Ovinocultura prevê baixos investimentos sendo que pode ser instalada paralelamente a outras criações a exemplo do pastejo integrado que vem dando certo em outras regiões, a criação de bovinos com ovinos é um exemplo de sucesso desta ação. Com relação ao mercado possui uma alta potencialidade vista as qualidades e benefícios nutritivos da carne de cordeiro e demaisvantagens da criação, porém grande parte da demanda interna é abastecida pela oferta internacional, por conta da falta de estruturação da cadeia produtiva no país.
No momento cerca de 50% da carne ovina consumida no Nordeste e Centro-Oeste são provenientes do Uruguai, da Argentina e da Nova Zelândia. Esta informação mostra uma possibilidade enorme de mercado a ser conquistado, principalmenteporque no Brasil, especialmente no Nordeste, tem-se potencial para produzir carne de melhor qualidade do que àquela importada (EMBRAPA, 2005).
Por outro lado, deve-se registrar que o simples fato desses animais apresentarem potencial produtivo ao longo do ano, não tem atendido aos requisitos básicos de uma atividade voltada para as demandas advindas de um mercado cada vez mais exigente. Assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brachiaria brizantha cv. MG-5 Vitória
  • PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E PASTOS DE Brachiaria brizantha cv. Xaraés SOB ALTURAS DE DESFOLHA
  • Características estruturais e agronômicas da Brachiaria brizantha cv. Xaraés submetida a doses de nitrogênio1
  • Esterase em folhas de brachiaria brizantha cv. marandu adubadas com fontes de silício
  • Crescimento brachiaria brizantha
  • Brachiaria decumbes Stapf cv
  • Efeito de resíduo ruminal em atributos químicos do solo, produção e qualidade de matéria seca de brachiaria...
  • FENO DE CAPIM MOMBAÇA SUBMETIDO A DIFERENTES ADUBAÇÕES E IDADES DE CORTE.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!