Produ O Textual2

1274 palavras 6 páginas
Eugênio Vince de Moraes

Fichamento

Trabalho apresentado pela aluna Patrícia Fernandes, para a disciplina de Produção Textual, do Curso de CS – Jornalismo. UTA – PESQUISA. Matutino, da Uninter-PR.

Curitiba 2015

MOTTA-ROCH, Desirée; HENDGES, Graciele R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

1.2 Redação acâdemica Em uma redação na universidade, é importante prestar atenção em alguns detalhes, que podem ajudar a moldar o formato e o conteúdo em nosso texto, na preparação da escrita, além de poder ajudar em todo o processo de escrita, ajudando mais adiante na etapa de revisar e editar o texto. As etapas discutidas abaixo foram desenvolvidas baseando-se no trabalho de Swales e Feak (1994, 2000, 2004) sobre as redações para alunos de pós-graduação. (Desirée; HENDGES, Graciele R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010, P. 14.)

1.2.1 Tópico

A leitura é fundamental para escolher o tópico de qualquer texto. A escrita é alimentada pelo ato de ler, por isso deve-se buscar bibliografia de conteúdo e formas importantes sobre as opções de tópicos dentro do campo estudado. Não existe uma ordem exata na seleção do tópico e na leitura do material disponível na área. Muitas vezes a partir da nossa prática no laboratório, nas aulas, podemos localizar um problema para ser estudado. Após isso, visitamos bibliotecas e buscamos na internet publicações(artigos, resenhas, livros, dissertações, teses) que falem de pesquisas experimentais ou pensamentos teóricos sobre o mesmo tema. Em alguns

Relacionados