PRODU O MAIS LIMPA UM ESTUDO TE RICO SOBRE SUA IMPORT NCIA NO CONTEXTO AMBIENTAL E ECON MICO E SUA APLICABILIDADE NA VIS O DA ECOLOGIA PROFUNDA

604 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
Campus Avançado de Prudentópolis
Curso de Administração
Disciplina de Gestão Ambiental
Prudentópolis, 10 de agosto de 2015
Resenha de: Adriane Kchevi
Brügger, Paula, et. al, Produção Mais Limpa. Um estudo teórico sobre sua importância no contexto ambiental e econômico e sua aplicabilidade na visão da ecologia profunda. 05 dezembro 2011. Disponível em <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1140> Devido à interferência do homem com a natureza, pensando que é uma mera fonte de recursos naturais inesgotáveis, agravou grandes problemas com o planeta, devido grandes danos ambientais, como: Escassez e poluição das águas; Agravamento da poluição atmosférica; Radicais mudanças climáticas; Geração e disposição inadequada de resíduos tóxicos; Poluição do solo; Comprometimento da biodiversidade; Escassez de recursos naturais.
Para Layrargues (2000, p. 59) as empresas necessitam mudar seu comportamento no que se refere às relações com o meio ambiente e promovendo desenvolvimentos sustentáveis, optando por uma produção mais limpa.
Farah (2001, p. 13-22) concorda que as empresas estão buscando mudanças, e que estas mudanças aparecem como um fenômeno que contribui para a conscientização de toda a humanidade em relação às questões ecológicas, e como uma oportunidade de auto-superação, exigindo a quebra de antigos paradigmas e a construção de novos.
Uma alternativa para a busca de soluções para os problemas ambientais que aparece em destaque no artigo é o programa Produção Limpa (PL). Tendo como sua base conceitual a proposta da organização ambientalizada também no Greenpeace (Organização não Governamental), que visa um sistema produtivo saudável, que se preocupa com a limpeza, a preservação e o bem-estar do meio ambiente.
De acordo com Furtado (2000, p. 97-102) a PL se baseia em quatro princípios básicos para uma produção ser considerada "limpa": Princípio da precaução, Princípio da prevenção, Princípio do controle democrático,

Relacionados