Produ O Interdiciplinar Unopar 2 Semestre

3243 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS NA GESTÃO EMPRESARIAL 5
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 10
2.3.1 Exemplo de Honestidade 13
3 GRÁFICOS 15
3.2 gráfico - Estrutura do VAB do Rio Grande do Sul por setores de atividade 2010 (%) 16
4 CONCLUSÃO 17
5 REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender como funciona a estrutura de mercado no setor supermercadista.
As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda. As principais estruturas são: Concorrência Perfeita; Monopólio; Concorrência Monopolística; e Oligopólio.
Nesse trabalho a estrutura de mercado a ser abordada é o oligopólio, estrutura que mais se enquadra no setor supermercadista do Rio Grande do Sul. Na economia, oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um número pequeno de firmas, com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado. As políticas adotadas pelos oligopolistas são tomadas de acordo com os efeitos sobre os seus rivais, como por exemplo: têm-se as políticas de preço que influem nos lucros e nas vendas dos concorrentes. Passamos a abordar também, as principais áreas do estudo da economia que faz parte do nosso cotidiano. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial com seus diversos graus de complexidade. Conceituar seus principais agentes como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e a variação de emprego e desemprego que fazem parte do noticiário diário.

2 desenvolvimento

3.1 MICROECONOMIA E

Relacionados