PRODU O DE GAMES CASUAIS COM IDE STENCYL

355 palavras 2 páginas
PRODUÇÃO DE GAMES CASUAIS COM IDE STENCYL

Josenil Ezequiel Costa – IIES1
Wellington Borsato Junior– IIES2
Prof. Wilton Junior - IFSP 3

O jogo sempre fez parte do desenvolvimento da civilização humana, e hoje esta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, devido principalmente aos avanços dos dispositivos eletrônicos que viabilizou a construção de jogos eletrônicos interativos ou simplesmente games, que são programas digitais responsáveis por gerenciar um conjunto de regras que os compõe. Este novo formato de jogo é utilizado para diversos objetivos, como simulação, educação, entretenimento, entre outros, o que possibilitou a criação de uma indústria que movimenta milhões de reais por ano mundialmente, e no Brasil apresenta-se como um setor em constante crescimento. Dentre os inúmeros gêneros existentes no mercado, um que vem crescendo constantemente são os games casuais, cujo objetivo é proporcionar divertimento, independente do tempo que se jogue.
Todavia, a produção desses jogos é um processo complexo que exige uma equipe de especialistas e ferramentas apropriadas, o que dificulta que profissionais independentes e inexperientes ingressem nesse ramo. Neste contexto, é sugerido o seguinte estudo, baseado no Stencyl, que é uma ferramenta de desenvolvimento de games em 2D. Com este software, é possível abstrair conceitos básicos como atores, background, música, cena e comportamentos, e permitir simultaneamente a publicação dos games em diversas plataformas como Windows, Linux, Web, Mac e Android. Este tipo de plataforma é bastante interessante para pequenos desenvolvedores de games casuais obterem visibilidade no mercado.
Para efetuar este estudo foram realizadas pesquisas, tomando por base a documentação fornecida pelo site do desenvolvedor da ferramenta, assim como fóruns de discussão e a produção do game (NOME DO GAME), utilizando todos os recursos que o Stencyl oferece. Durante o processo de produção, observou-se a impossibilidade de desenvolver

Relacionados