Produçao de papel e extraçao da celulose

Páginas: 38 (9462 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução da sociedade e dos diversos ramos de atividades, houve aumento da demanda de papel e escassez da matéria prima. Assim, as técnicas de produção de papel foram aperfeiçoadas, gerando redução nos custos de produção, tornando o produto final cada vez mais barato e acessível. Mesmo com os processos de reciclagem, é preciso atender de forma sustentável à crescente demandade papel.
O setor de celulose e papel é um setor industrial competitivo no Brasil, com um padrão de qualidade como dos melhores do mundo, atuando num mercado globalizado e extremamente ativo. Em seu processo produtivo, o setor utiliza madeira plantada (eucaliptos e pinus), originária de reflorestamentos.
O crescimento de celulose de mercado nos últimos 15 anos foi em média 3.3% ao ano, saindode 29 milhões de toneladas em 1990 para uma demanda total de 47 milhões de toneladas em 2005. Em termos de mercado mundial, a fibra de eucalipto subiu 12% desde 1990, para 21% do mercado mundial da celulose. A demanda tem continuado a crescer por conta do aumento no consumo de papéis de impressão e para utilização em embalagens, fazendo com que se busque a ampliação das indústrias.
O Brasil é umdos maiores produtores mundiais de papel de alta qualidade e com visão de expansão dessa indústria. Por sua grande extensão territorial, torna-se fácil o plantio da matéria prima para produção e reflorestamento. O país ganha destaque por esse tipo de indústria, atraindo olhares mundiais e chamando atenção dos próprios habitantes em relação à indústria.
Em uma sociedade na qual o papel estápresente em praticamente tudo que fazemos, desperta-se curiosidade em saber como o mesmo é produzido. Ele está presente no ambiente escolar, nos escritórios, nos domicílios e em diversos lugares. Tem nos proporcionado o conhecimento através de livros impressos, cadernos para execução de atividades, cadernetas para anotações de ideias. Simples, barato e prático, é indispensável na evolução da sociedade.Em decorrência da curiosidade de como se produz a celulose e o papel, o tema foi escolhido, e o objetivo do trabalho é mostrar de forma simplificada o processo Kraft de produção de papel e celulose. Esse processo é o mais utilizado pelas indústrias atualmente por várias vantagens apresentadas.


2. MATÉRIAS-PRIMAS

A fabricação de papel hoje tem como principal matérias-primas fibrasvegetais. A fonte de fibras mais usadas para compor a pasta celulósica é a madeira. Existem dois tipos de madeiras amplamente empregadas: as gimnospermas ou coníferas (madeiras moles), como o pinheiro, por exemplo, e as angiospermas ou folhosas (madeiras duras), como o eucalipto. A principal diferença entre estes dois tipos de madeira está no comprimento da fibra, sendo nas coníferas maior do que 2mm enas folhosas maior do que 0,65mm.
2.1. Composição Química da Madeira
Muitos compostos estão presentes na estrutura celular do vegetal que compõe a madeira. É importante citar a presença da celulose, da hemicelulose e da lignina. A celulose é um polímero linear de glicose, de alto peso molecular. A hemicelulose é uma mistura de polímeros polissacarídeos de baixo peso molecular. A lignina éconstituída por polímeros amorfos de composição complexa, que apresenta grupos fenólicos na sua estrutura e cor variável entre esbranquiçada e marrom. A lignina confere firmeza e rigidez ao conjunto de fibras de celulose.

Figura 1: Estrutura polimérica da celulose.
Além de celulose, hemicelulose e da lignina, há outros constituintes na composição da madeira (representam até 10% do peso do vegetal),que podem ser: extrativos (água, solventes neutros, ou volatilizados a vapor) e não extrativos (compostos inorgânicos, proteínas e substâncias pécticas).
2.2. Fibra fresca como material de origem
A madeira proveniente de coníferas tem como benefício as fibras longas e fortes que ajudam a formar uma complexa malha entrecruzada na máquina de papel para produzir uma boa formação do papel. Dentre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico Produção papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
  • Produção mais limpa em empresa de papel e celulose
  • Impactos ambiente da produção de papel e celulose
  • PAPEL E CELULOSE: CONCEITOS, PRODUÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!