produçao de aprendizagem

Páginas: 15 (3739 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURUTIBA

JAMILENE FRANÇA GEBER 628797
MARINA PINHEIRO DAMASCENO 333167





LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO




METODOLOGIA O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO






RIO BRANCO
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURUTIBAJAMILENE FRANÇA GEBER 628797
MARINA PINHEIRO DAMASCENO 333167



LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO



Produção de aprendizagem
apresentada à UTA – Língua
Portuguesa, no curso de
Pedagogia à Distância da
Faculdade Internacional de
Curitiba.
Tutora Local: Carmem Parrilha e
Natália Parrilha
Centro Associado: Rio Branco



Rio Branco2011

1
1. INTRODUÇÃO

Abordaremos nessa Produção de Aprendizagem o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição essa fundamental a integração na vida social, oferece oportunidade de compreensão e respeito do universo da relação que influência na construção da existência da criança.
O objetivo dessa Produção de Aprendizagem é abordar metodologias daAlfabetização, estabelecendo também uma comparação entre Piaget e Vygotsky com relação ao processo de alfabetização e falar sobre a aquisição da escrita de acordo com Emília Ferreiro.
A importância da PA na nossa formação é, principalmente, para que tenhamos domínio no processo pelo qual se adquire habilidades para ensinar a ler e escrever, contudo, visando a construção de conhecimento.
Abordaremos asdisciplinas cursadas durante esta UTA, que são: Metodologia da Alfabetização, Metodologia do ensino da Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto.
Entenderemos o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição essa fundamental a integração na vida social. Também descreveremos os pensamentos de Piaget, onde o mesmo fala que, “oraciocínio, as estruturas lógicas é que fazem com que o sujeito seja capaz de compreender a linguagem que vem do exterior”. O grande diferencial dessa teoria é que Ferreiro mudou o foco da alfabetização para “como aprender”.
A aquisição de linguagem é uma subárea dos estudos lingüísticos, mais especificamente, da psicolingüística; esta por sua vez, é o campo da lingüística que se preocupa com as questõesrelacionadas ao processamento e à aprendizagem de línguas.


2
2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕS DE ENSINO.

Alfabetizar é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades para ler e escrever. O resultado implica habilidades que permitam que o indivíduo interprete e compreenda o que se lê. A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento comoinício da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição essa fundamental a integração na vida social, oferece oportunidade de compreensão e respeito do universo da relação que influência na construção da existência da criança, e é nestemomento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo.
É necessário que o professor alfabetizador, saiba da importância de seu papel, na formação do aluno nas práticas sociais de leitura escrita na sociedade em que vive. Um educador como mediador, partindo da observação da realidade para, em seguida, propor respostas diante dela estará contribuindo para aformação de pessoas críticas e participativas na sociedade.
Uma prática significativa depende do interesse do professor em planejar as suas aulas com coerência, visando a construção de conhecimentos com os alunos é que vai romper com paradigmas tradicionais e perceber que não basta somente alfabetizar. Alfabetizar letrando e um desafio permanente.




3
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao e aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!