Produçao animal

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
1. Vantagens do confinamento de bovinos de corte
Aumento da eficiência produtiva do rebanho, por meio da redução da idade ao abate e melhor aproveitamento do animal produzido e capital investido nas fases anteriores. Uso da forragem excedente de verão e liberação de áreas de pastagens para outras categorias durante o período de confinamento. Uso mais eficiente da mão de obra, maquinários einsumos. Flexibilidade de produção.
2. Localização do confinamento
A localização do curral na propriedade deverá ser em função de alguns pontos como evitar áreas próximas a rodovias ou grande movimentação (evita contaminações, furtos e estresse nos animais). Proximidade de fontes de água farta e de boa qualidade e de redes de energia elétrica. Escolher áreas bem drenadas, que garantem um pisoseco (terrenos arenosos são preferíveis, pois os argilosos exigem obras de drenagem).
3. Infra Estrutura e dimensionamento do confinamento
Um sistema bem projetado deverá possuir centro de manejo dos animais, área para produção e preparo dos alimentos, balcão para maquinas e implementos, currais de engorda, estrutura para coleta de esterco, estruturas de conservação do solo e da água.
Nodimensionamento dos currais de engorda o numero de animais que se deseja confinar é fundamental, os animais deverão estar divididos em lotes, e o tamanho deste está em função da facilidade ou dificuldade de se obter animas homogêneos numa mesma ocasião.
4. Animais para confinamento
A qualidade do bovino produzido no confinamento é dependente das outras fases da produção. Bons produtos deconfinamento são animais sadios, fortes, com ossatura robusta, bom desenvolvimento muscular e gordura suficiente para dar sabor a carne e proporcionar boa cobertura de carcaça.
Os fatores que influenciam a taxa de ganho são idade e sexo do animal.
5. Nutrição de bovinos para engorda e terminação – exigência de proteínas e energia
As exigências nutricionais dos animais variam, em função da idade, sexo,nível nutricional e clima. É muito importante o estabelecimento das exigências nutricionais para as diferentes raças e, ou, cruzamentos utilizados frequentemente em nosso país e em nossas condições de criação.
6. Manejo dos animais
O manejo dos animais para o confinamento deve ser feito com calma, de forma a evitar acidentes e estresse. Vacinação contra febre aftosa e controle de endo e ectoparasitas deverá ser efetuada. Todas as operações e práticas do manejo deverão ser realizadas com muito cuidado para que não ocorram edema e ferimentos que possam prejudicar a qualidade da carne. Quanto o manejo da alimentação, a ração deverá ser fornecida em duas ou três porções diárias , não devendo o horário de fornecimento ser alterado durante todo o período do confinamento.
7. Problemasdos animais no confinamento
Os problemas que levam à diminuição do desempenho animal e ou que comprometem a produtividade do sistema, podem ser divididos em aqueles que afetam os animais individualmente (distúrbios metabólicos, doenças e intoxicações que é muito mais comum em confinamentos que utilizam rações com elevado teor de grãos de cereais) e, aqueles que afetam o lote. Estes últimos sãomais difíceis de serem visualizados e por consequência, contabilizados. Alguns dos problemas que podem ocorrer são:
A acidose nos ruminantes. Este distúrbio ocorre devido ao aumento brusco no consumo de carboidratos rapidamente fermentáveis. Alterações gradativas da dieta podem evitar este mal.
O timpanismo. É uma super distensão do rúmen-retículo por gases de fermentação, em forma de espumamisturada ao conteúdo ruminal ou em forma de gás livre separado da ingesta.
A laminite. Definida como sendo um processo inflamatório agudo das estruturas sensíveis da parede do casco. Uma das situação da laminite é decorrente da ingestão excessiva de grãos. Além de altas proporções de concentrado, a laminite está associada a baixa qualidade e quantidade de fibras.
O abcesso de fígado, que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRODUÇÃO ANIMAL
  • Produção Animal
  • produção animal
  • produção animal
  • Produção animal
  • Producao animal
  • questionario produçao animal
  • Trabalho de produção animal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!