Produção

Páginas: 3 (739 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
O Sistema Toyota de Produção
Sáb, 14 de Agosto de 2010 15:00 Rafael Sabbagh
O Sistema Toyota de Produção (STP) foi criado nos anos 1950 pela Toyota Motor Corporation. A empresa, que iniciousuas atividades no Japão do final dos anos 1930, estabeleceu a ambiciosa missão de reformular seu sistema de produção para alcançar e eventualmente superar as gigantes estadunidenses Ford e GeneralElectric (GE). Essas empresas dominavam o mercado mundial utilizando a produção em massa e economias de escala, fabricando assim automóveis da forma mais barata possível. Esse sistema era adequado àprodução de uma larga quantidade de veículos de um número limitado de modelos.

No entanto, a Toyota encontrava-se inserida no cenário japonês seguinte à Segunda Guerra Mundial, em que a economia foradevastada pela guerra e o mercado interno era muito limitado. Além disso, a empresa possuía poucos recursos e capital e as demandas dos consumidores eram baixas demais para justificar cada linha demontagem inteiramente dedicada a um único modelo. Assim, para se tornar competitiva, a empresa deveria produzir pequenos volumes de diferentes modelos, utilizando a mesma linha de montagem, o que deveriaser feito com alta qualidade e utilizando recursos limitados, de forma que os desperdícios deveriam ser eliminados. Foi nesse contexto que a empresa criou o STP e se tornou com ele o que é hoje, uma dasmaiores companhias automobilísticas do mundo (LIKER, 2003; WOMACK ET AL., 1992).

Em linhas gerais, o STP foi estabelecido sobre dois conceitos básicos de produção física: o jidoka e o just-in-time(JIT). No jidoka, que significa “automação com um toque humano” em japonês, as máquinas funcionam automaticamente, mas devem ser paralisadas imediatamente sempre que se comete algum erro ou háqualquer problema, de forma que peças defeituosas não sigam adiante na linha. Dessa forma, evita-se a geração de produtos defeituosos no final da linha. O jidoka faz com que a qualidade esteja embutida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção
  • produção
  • Produção
  • Produçao
  • Produção
  • Produção
  • Produção
  • Produçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!