Produção e Uso da Vinhaça

Páginas: 8 (1790 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014






Bioenergia – Uso e Produção da Vinhaça




Prof. Rafael Capaz
Aluno: Guilherme Pacifico – 22609
Rodrigo Sales –
Lívia Fraga –






Itajubá
28/11/2013
Sumário



1. Introdução
O emprego da vinhaça como fertirrigação para a cana-de-açúcar, merece destaque no cenário nacional quase se trata da produção de efluentes na agroindústria brasileira, pois avinhaça é um efluente rico em matéria orgânica e nutrientes provindos da produção de álcool das destilarias de cana-de-açúcar.
Atualmente o Brasil conta com 653.312 hectares de área fertirrigada correspondendo a 12,44% da área cultivada, sendo que pode-se atingir dentro de um uso racional da vinhaça cerca de 34,40% da área cultivada
Atualmente, em virtude de uma maior preocupação com o meio ambiente,resíduos como o bagaço da cana-de-açúcar e a vinhaça, têm sido aproveitados, respectivamente, para a geração de energia e como fertilizante, na agricultura. A disposição inadequada da vinhaça pode trazer danos para o solo, para os recursos hídricos e para a própria vegetação.
A preocupação quanto aos impactos do uso da vinhaça no ambiente é antiga. Existem relatos da grande mortandade de peixesquando se dispunha a vinhaça (antigamente o nome mais comum era vinhoto) diretamente nos rios, já nos anos 50. Pela natureza orgânica e pela ausência de contaminantes, metais ou outros compostos indesejáveis, surgiu a ideia de aplicar a vinhaça ao solo, mas o pH muito ácido da vinhaça, sugeria cautela. Mas, a preocupação quanto aos impactos do uso da vinhaça no ambiente e a contínua mortandade depeixes como consequência da disposição da vinhaça nos rios, gerou o Decreto-Lei nº 303, de 28 de fevereiro de 1967, que proibiu definitivamente a disposição da vinhaça nos rios, lagos e cursos de água.
Com o advento do Proálcool, e consequente expansão da indústria alcooleira do país, ocorreu um aumento significativo da produção de álcool, e também da geração de vinhaça, o que na safra de2006/2007 atingiu cerca de 190 bilhões de L de vinhaça. A Figura 1 apresenta a evolução da produção de álcool e da geração da vinhaça ao longo dos anos.
A tecnologia de uso agrícola da vinhaça no cultivo da cana, como fonte fertilizante, foi praticamente desenvolvida toda no Brasil, por não existir outro país com geração tão grande desse tipo de resíduo.


2. Fabricação
A vinhaça (ou vinhoto) é umresíduo do processamento industrial para obtenção do álcool, constituído por uma suspensão de sólidos, rico em substâncias orgânicas e minerais, e com predominância do potássio. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem. Há também o vinhoto originário da fermentação do melaço, resíduoda fabricação do açúcar, que possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana.

3. Utilização
3.1 Fertirrigação
A fertirrigação, processo conjunto de irrigação e adubação, consiste na utilização da própria água de irrigação para conduzir e distribuir adubo químico ou orgânico na lavoura, podendo ser feita por qualquer sistema de irrigação. O adubo nocaso é a vinhaça.
O emprego da fertirrigação é recomendado para solos com baixa fertilidade, que exigem elevadas quantidades e vinhaça por unidade de área ou daqueles com acentuado déficit hídrico quando a irrigação é necessária.
Pode ser feita através dos seguintes modos:
- Irrigação através de caminhões tanque (figura 2.)
- Irrigação através de dispersores (figura 3.)
- Irrigação através devalas e canais revestidos com manta asfáltica ou PEAD (figura 4.)
- Redes adutoras
- Carretel enrolador




Independentemente do sistema a ser utilizado, é de fundamental importância a existência de áreas de segurança, onde a vinhaça pode ser depositada quando as demais opções de utilização não estão em funcionamento. (ver figura 5.) Com isso, evita-se a descarga de resíduo em cursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso da vinhaça para geração de energia elétrica
  • A produção de subjetividades pelo uso de imagens
  • produção e uso da cal
  • Produção de pólen,uso e propriedades.
  • Uso de enzimas para produção de amido
  • O uso de oleaginosas para produção de diodiesel
  • Uso do computador na produção
  • Radiofármacos: produção e uso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!