Produção e operações

Páginas: 8 (1789 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
1. Introdução

A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho. Podemos citar como exemplos as inovações introduzidas por Henry Ford com a produção em massa, a criação de grandes corporações industriais verticalizadas com Sloan na General Motors, aprodução enxuta desenvolvida por Ohno na Toyota, os Grupos Semi-autônomos implementados na Volvo e, mais recentemente, o Consórcio Modular implementado na fábrica da Volkswagen em Resende - RJ.
O setor automobilístico tem sido objeto de diversos estudos na Administração e na Engenharia de Produção. A crescente competitividade obrigou as empresas a buscar novas formas para permanecer no mercado.
NoBrasil não foi diferente. A abertura promovida pelo presidente Fernando Collor de Melo em 1990 provocou um choque nas indústrias nacionais. A maior parte das empresas brasileiras não estava preparada para a abertura econômica e seus produtos não eram competitivos em relação aos importados.
Algumas empresas, com sistema de produção complexo, com células de produção, tinham dificuldade em alocarrecursos produtivos em momentos de baixa produtividade em seu módulo, embora outros módulos (ou células) estivessem com capacidade de produção no limite.
Outra mudança foi o surgimento do MERCOSUL, mercado comum do cone sul, que permitiria no futuro a comercialização de produtos entre os países membros com taxas de importação menores e em alguns casos nulas, ampliando o mercado de comercialização dosprodutos fabricados pelos países membros.
Logo, a abertura econômica e o surgimento do MERCOSUL promoveram uma oxigenação na indústria automobilística brasileira através de investimentos em tecnologia, novos mix de produtos, ganhos de produção e novas formas de gestão.

2. O Consorcio Modular

A constante busca, por parte das empresas nacionais e multinacionais, por vantagens competitivas,tem sido a meta no Brasil na última década. Especificamente nas montadoras, os parques industriais estavam ultrapassados quanto à organização do trabalho: os leiautes não facilitavam grandes mudanças e o gigantismo dos complexos fabris tornava a administração mais lenta e com dificuldades de logística. Os riscos do trabalho no modelo just-in-time estavam atrelados a fornecedores responsáveisquantos aos termos de prazos e à qualidade do produto.
A abertura econômica provocou também, uma total reformulação das empresas de autopeças. A grande parte das empresas eram empresas familiares e de pequeno e médio porte, e devido ao atraso tecnológico e condições financeiras, não foram capazes de realizar investimentos em tecnologia, necessários às novas exigências do mercado.
Consequentementepodemos observar dois fatos importantes. O primeiro foi a redução do número de empresas do setor. Em 1990 existiam cerca de 2000 empresas e atualmente existem cerca de 250 empresas. O segundo fato foi o processo de aquisição de empresas antes familiares por empresas multinacionais do setor, a fusão entre empresas e joint venture (investimento de risco compartilhado entre duas ou mais empresas) entrealgumas empresas nacionais com multinacionais a fim de possibilitar uma transferência de tecnologia.
Neste contexto, podemos apresentar como a principal inovação ocorrida, o surgimento da Estrutura Modular.
As montadoras buscavam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores, com o estabelecimento do outsourcing, definindo-se um novo conjunto de necessidades a serematendidas pelos fornecedores, como no Global Sourcing, onde os fornecedores são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e a fornecer sistemas e módulos completos, em várias partes do mundo.
Neste tipo de organização ocorre uma mudança no foco estratégico da montadora. Anteriormente a montadora focalizava sua estratégia na gestão da produção. Com a Organização Modular, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produçao e operaçoes
  • produção e operações
  • Produção e operações
  • Produção e Operações
  • Produção e Operações
  • Produção e operações
  • produção e operações
  • Produção e Operações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!