Produção e interpretação de textos

Páginas: 4 (783 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
Disciplina: Produção e Interpretação de Texto
Professor: Adriana Sousa
Atividade: Desenvolvendo estratégias argumentativas
Aluno: Francisco Ripardo de Jesus

1-Com base na leitura dos textos 1 e2, responda:
(A) Ricardo Amorim argumenta em favor do empreendedorismo no Brasil. Informe o parágrafo em que ele emprega os seguintes tipos de argumentos:
*Argumento por comparação;
No parágrafo4. Enquanto isso,nos EUA,quem quisesse montar uma empresa encontrava legislação favorável ,credito farto e uma cultura que,ao contrario da brasileira,valoriza as tentativas ,mesmo as malsucedidas.Nãopor acaso,os EUA se tornaram a Meca do empreendedorismo.
*Argumento por provas concretas;
No parágrafo 8. Com maior penetração nos principais focos recentes de crescimento brasileiro,nossas micro epequenas empresas CMPEs começaram a florescer.Nos últimos 12 meses,quase 80% dos 2,5 milhões de empregos criados no Brasil vieram delas.São principalmente elas que atendem os 55 milhões debrasileiros que emergiram das classes D e E nos últimos 5 anos.MPEs tem maior presença no interior,que, na corona do agronegócio,vem crescendo mais do que as capitais.
*Alusão histórica.
No parágrafo 5.Gradualmente,tudo começou a mudar.Na virada do milênio,estourou a bolha da Nasdaq,destruindo o sonho de milhares de empresas que queriam se tornar a próxima Microsoft.Com elas foram embora milhares dechineses e indianos,que chegaram a ser 40% dos funcionários das empresas pontocom do Vale do Silício ,na Califórnia.Sem empregos e oportunidades,eles fizeram as malas e foram empreender em seuspaíses.
(b) Qual a tese defendida pelo autor do texto 1?
De acordo com o que pude observar o autor do texto 1 quer defender é que as autoridades brasileiras não facilitavam o empreendedorismo noBrasil, pois ele afirma que o Brasil tem um longo histórico de repressão aos empreendedores e ainda acrescenta, quando ele diz o que aconteceria se o governo parasse de atrapalhar...
(c) No segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • interpretaçao e produçao de texto
  • Ipt
  • Interpretação de produção de textos
  • Interpretação e produção de texto
  • Interpretação e Produção de Texto
  • Interpretação e produção de texto
  • Interpretação e Produção de Texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!