Produção e custos

Páginas: 8 (1998 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
PRODUÇÃO E CUSTOS

Teoria da Produção (T.P)

A Teoria de Produção e a Teoria dos Custos de Produção (T.C.P) constituem a chamada teoria da oferta da firma individual. Esses temas foram inicialmente tratados pela Teoria econômica e com o decorrer do tempo foram incorporados nas áreas de contabilidade, engenharia e administração. O princípio da Teoria da produção são peças fundamentais para aanálise dos preços do emprego dos fatores, assim como de sua eficiente alocação, diante dos seus usos alternativos. Sua importância se dá:
1- Servem de base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção: na atual fase dos processos produtivos –tecnologia avançada- o relacionamento entre produção e custos é importantíssimo na teoria da formação de preços
2- Servem deapoio a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que se utiliza
A T.P preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre quantidade física de produtos (outputs) e de fatores de produção (inputs), enquanto a Teoria dos custos de produção relaciona a quantidade física de produtos com os preços dos fatores de produção. A Teoria de Produção trata de relações física, e aT.C.P envolve os preços dos insumos.

Conceitos Básicos da Teoria de Produção.

Produção: é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. No processo de produção diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, de forma a produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados métodos deprodução, que podem ser intensivos em mão-de- obra, em capital ou em terra.
Se a partir da combinação de fatores tivermos um único produto – produção simples; se for possível produzir mais de um produto – processo de produção múltipla.
Eficiência técnica ou tecnológica: quando comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto.Eficiência econômica está associada ao método de produção mais barato.
Função Produção:é a relação que mostra a quantidade física produzida a partir da quantidade utilizada dos fatores de produção num determinado período de tempo. Representa-se a F.P. q= f(x1,x2,x3....,xn)
Onde: q é a quantidade produzida do bem ou serviço, num determinado tempo; x1,x2,xn identificam a quantidades utilizadas dediversos fatores de produção; f indica que q depende, ou seja é uma função da quantidade de insumos utilizados. Para compreensão didática custuma-se apresentá-la como : q = f(N,K); onde N= a quantidade utilizada de mão-de-obra e k= a quantidade utilizada de capital.

Fatores Fixos e Fatores variáveis de produção – curto e longo prazo.
F. Variáveis- são aqueles cujas quantidades utilizadasvariam quando o volume de produção varia. Exemplo: para aumentar a produção deve-se aumentar o número de trabalhadores.
F. Fixos- são aqueles que as quantidades não variam quando o produção varia. Exemplo: instalações da empresa.
A análise microeconômica considera dois tipos de relações entre quantidade produzida e quantidade utilizada dos fatores:
1-Quando alguns os fatores são considerados fixose outros variáveis, identifica-se o que a teoria denomina uma situação de curto prazo. E estes variam conforme a atividade.
2-Quando todos os fatores são considerados variáveis, identifica-se a função de longo prazo.


Análise de Curto Prazo

Neste caso a quantidade produzida dependerá da quantidade utilizada do fator variável (no exemplo a mão- de-obra). Q = f(N)

Conceitos básicos:Produtos total: quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

Produtividade média do fator: resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.

a) produtividade média da mão-de-obra:

Pmen = quantidade do produto
número de trabalhadores

b) produtividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUSTO DE PRODUÇAO
  • custo de produção
  • Custos de produção
  • custo de produção
  • Custo de Produção
  • Custo de producao
  • custo de produção
  • custos de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!