produção e consumo

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

Neste presente artigo buscaremos analisar a relação entre “Produção e Consumo”, resgatando o caráter não imediato entre ambos, dando ênfase a sua relação indissolúvel sob o ponto de vista de Marx. Desta forma tornando compreensível a ligação que se remete entre produção e consumo, entendendo o mecanismo que se estrutura para que haja funcionalidade entre ambos, e os mantenhamestritamente associados, pois a produção é imediatamente consumo; e o consumo é imediatamente produção. Porque o consumo cria a necessidade de uma nova produção, e a produção a necessidade de ser consumida, numa progressão constante, que se cessada, geraria impactos na ótica capitalista. Serão abordadas as duas formas de obtenção de produção através do consumo, a relação entre produtor e produto, ediscutido de forma mais ampla a esfera isolada da produção e do consumo.












PRODUÇÃO E CONSUMO

Entre produção e consumo há uma relação indissolúvel, pois “A produção é também imediatamente consumo” (Marx, 1859). À medida que o trabalhador produz, ele está consumindo as suas próprias habilidades e capacidades nesse ato, além de que ainda ocorre o desgaste dos meios de produçãousados, ou seja, a matéria prima é consumida. Afirmando assim, que todo o processo de produção também é uma atividade de consumo.
Assim como a produção é diretamente consumo, concomitantemente o consumo também é produção. Podemos observar que na natureza o consumo de elementos químicos é a produção das plantas. Outro exemplo é a nutrição do homem, porque na medida em que ele se nutre, eleconsome partículas e produz o próprio corpo. Chamamos de produção consumidora. Avaliamos que um é contrário do outro, mas também há um elo mediador, pois um é intermediário do outro. Se não existir produção, o consumo perde o seu objeto. Não havendo produto, não há o que consumir. Por sua vez, sem consumo não há sujeito para o qual são produzidos os objetos. O produto só atinge a sua finalidade seexistir consumo.

Há duas formas de se obter a produção através do consumo, a primeira delas é quando “só no consumo o produto se torna produto” (Marx, 1859). Ou seja, o sapato, por exemplo, só se torna sapato se for calçado, ou melhor, se for usado para a função que lhe convém, o mesmo ocorre com uma roupa que não é usada. Só torna uma blusa se esta for vestida. Com estes exemplos queremosreforçar a ideia de que o consumo é o que dá o toque final a produção, ou melhor, ao produto.
A segunda forma de se obter a produção é quando o consumo cria a necessidade de novos produtos, ou novas produções. O ato de consumir motiva, dar forças a novos produtos, isto é, novos objetos que por sua vez dão razão a produção. Isto significa, por menores, que a produção dá o objeto do consumo e o mesmorevela a produção o seu objeto ideal, esse ideal, ou também chamado objeto subjetivo, seria referente à necessidade criada para se consumir o determinado produto.
Nas análises da produção, afirma-se que esta dá ao consumo não só o seu objeto (o produto), Mas sim o caráter específico, a determinação e o toque final do consumo, da mesma forma o consumo realiza com a produção. Explicando maisclaramente: “Em suma, o objeto não é um objeto em geral, mas sim, um objeto bem determinado e que tem de ser consumido de uma maneira determinada” (Marx, 1859). Um modo de entendermos é refletirmos num exemplo simples dado pelo próprio autor: A fome, esta é uma só, mas ela torna-se diferente pelo modo como é saciada. A fome que é aplacada pelo consumo de carne crua com as próprias mãos é diferente daquelaque se satisfaz com carne cozida usando talheres, daí conseguimos proferir que a produção faz o consumidor, cria o sujeito para determinado objeto.

Fornecendo-lhe a sua matéria; determinando o modo de consumo; provocando no consumidor a necessidade de produtos que ela criou originariamente como objetos. Por conseguinte, produz o objeto de consumo, o modo de consumo e o impulso para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da produção ao consumo
  • produção e consumo
  • Consumo e Produção
  • produçao e consumo
  • Produção e consumo
  • producao e consumo
  • Da producao ao consumo
  • Produção e consumo de energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!