Produção e consumo de energia

Páginas: 16 (3878 palavras) Publicado: 13 de março de 2012
 
Produção e Consumo de Energia Introdução
Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.
Energias renováveis – a exploração intensiva de recursos energéticos limitados, tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contráriodaquelas, não se esgotam e não fazem muita poluição. Entre estas formas de energia encontram-se: a solar, a eólica, a das marés, a geotérmica e a hidroeléctrica.
Mas, há outras fontes de energia* que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para ooutro.
Fontes de energia – conjunto de matérias-primas ou de fenómenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urano, rios, mares, vento, hidrocarbonetos, etc).
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la denovo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renováveis.
A maior usina hidrelétrica do mundo é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior em tamanho e produção de energia, localizada no Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Com 20 turbinas, que são capazes de abastecer o mundo com sua energia elétrica durante 2 dias.

Usina hidrelétrica de Itaipú: geraçãode energia através da água

 
 
Vantagens e desvantagens das fontes de energia renováveis
Existem várias vantagens destas fontes, mas as principais são: o aproveitamento de recursos naturais, o facto de estes não serem esgotáveis e de não fazerem muita poluição (sol, vento, água).
Apesar de todas as vantagens das energias alternativas, existem alguns problemas. Na:
∙energia dabiomassa, ao contrário de outras energias alternativas, o método de combustão da biomassa não é limpo. Similar à combustão dos combustíveis fósseis, produz algumas quantidades de dióxido de carbono. No entanto, produz poluentes menos danosos, uma vez que os principais elementos encontrados nos materiais orgânicos são: o hidrogénio, o carbono, o oxigénio e o nitrogénio.
∙hidroeléctrica, o aumento donível da água pode fornecer um habitat melhor para os peixes mas também pode destruir habitats humanos e de outras espécies. Causa ainda erosão de solos que podem ter impacto na vegetação do local. Além destes desastres naturais, o enchimento de barragens também pode destruir marcos históricos.
∙energia solar: os custos  iniciais de são as principais desvantagens. Quase todos os métodos deenergia solar necessitam de grandes espaços.
∙energia das marés: a alteração do eco-sistema na baía é o maior problema. Tem muitos pré-requisitos que a tornam disponível apenas num pequeno número de regiões.
∙energia das ondas: também depende muito da localização e é bastante dispendiosa.
∙energia eólica o custo inicial das turbinas é maior do que o das energias convencionais. Do ponto de vistaambiental, há o barulho produzido, interferências nos sinais de televisão e pode matar os pássaros. Além dos problemas de poluição visual na Natureza. Também não podem estar perto das cidades e há o problema de o vento não soprar 24 horas por dia o que pode causar problemas na entrega de electricidade. 
Energias renováveis:
1°Energia solar
O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo,quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. Por fim, a decomposição de animais e plantas durante milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que actualmente dispomos começaram por ser luz solar há milhões de anos atrás.

Aquecimento solar da água
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo e produção de energia
  • Problemas com o Consumo e Produção de Energia Eletrica
  • CONSUMO DE ENERGIA
  • Consumo de energia
  • Consumo de energia
  • CONSUMO DE ENERGIA
  • Consumo de energia
  • consumo de energia

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!