Produção textual

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

SUZANA

trabalho interdisciplinar
Produção textual interdisciplinar Individual

Teresópolis / RJ
2012

SUZANA

trabalho interdisciplinar
Produção textual interdisciplinar Individual

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Educação da Criança de 0 a 5 Anos,Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I].

Profs. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.

Tutor (a) eletrônica: Sara Pimenta Lima Palhares
Tutor (a) de sala: Eliane Paim

Teresópolis / RJ
2012

SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
2.1 - Desenvolvimento.................................................................................5
3-CONCLUSÃO.......................................................................................................6
4- REFERÊNCIAS....................................................................................................7

INTRODUÇÃO
Os termos criança e infância, em diferentes momentos, possuem significados diferentes de acordo com a ideologia vigente. Na Antiguidade a criança era excluída do direito de ser considerada “sujeito”, pois era percebida sob a perspectiva doadulto. Entretanto, se podem observar mudanças importantes e significativas no que diz respeito à concepção de infância no decorrer dos processos sócio-cultural, político, religioso e econômico de cada época.
Para que o indivíduo seja educado ele precisa passar por cuidados essenciais (cognitivo, afetivo, emocional, físico e social). Que compreendam o desenvolvimento integral da criança, sem os quaisseu crescimento estaria comprometido. Não apenas assistência, como a concepção assistencial da educação da criança, mas como essencial, implicando nos cuidados citados acima. O cuidar é a base de todas as relações existentes na educação, cuidar-educar não se separa, a visão de higiene, alimentação e saúde é uma visão limitada do cuidar. Acredita-se que cuidar é ter responsabilidade e ajudar napromoção de capacidades. Concebe-se aqui que é necessário cuidar para educar.

DESENVOLVIMENTO
Até o final da idade Média, a sociedade não reconhecia a infância como um período de vida inerente aos homens, pois a criança era considerada como um “adulto em miniatura”. Dessa forma, os modos de vestir, as conversas, os jogos, as brincadeiras e até o trabalho realizado pelas crianças não adistinguiam do “mundo” dos adultos. A partir da Idade Moderna, começa a existir algumas rupturas em relação aos modos como as pessoas percebiam, tratavam e se relacionavam com as crianças. Como exemplo que justifica essa mudança de mentalidade e com a fortificação dos laços familiares, onde as crianças tornam-se alvo das preocupações dos adultos (o que elas deveriam vestir, com o que e como deveriambrincar, entre outros). O advento da industrialização, que estrutura-se e apoia-se na ideia de que os homens precisam se preparar para a mão-de-obra, algo que condicionou a busca de uma educação adequada para os sujeitos em seus períodos de vida específicos e ainda, a percepção de que os homens e aí incluem-se as crianças como potenciais consumidores. A construção de teorias, em especial as dapsicologia, que focalizaram em seus estudos a compreensão do universo infantil. As concepções sobre a criança transformam-se intensamente no decorrer do século XVIII, resultado de um longo processo social. Se antes a criança era percebida e tratada como “um adulto em miniatura”, nesse momento histórico ela é percebida com um ser específico.
Podemos observar que existem concepções de infância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual
  • Produção textual
  • produçao textual
  • Produção textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!