PRODUÇÃO TEXTUAL

Páginas: 11 (2593 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014







































































Teresina
SUMÁRIO
1.   INTRODUÇÃO 3
REFERÊNCIAS 12



1.   INTRODUÇÃO

Serão abordados ao longo deste trabalho, assuntos relacionados a microeconomia e macroeconomia no mundo econômico, serão abordados conceitos, notícias de nossa atualidade, ainterligação de alguns deles e também diferenças. Exploraremos os métodos quantitativos e suas nuances no meio empresarial. E por fim discorremos a cerca da conduta ética que deve ser adotada no campo empresarial, sobre a criação de ações e políticas capazes de renovar as práticas do consumo e sua problemática no que tange o ambiente capitalista, influência social e sustentabilidade.
       
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. DESENVOLVIMENTO

2. 1. INFLAÇÃO (Em economia, o termo inflação, representa o aumento dos preços de produtos. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda local cai. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, em reportagem do G1 é visto que entreos grupos de gastos pesquisados pelo IBGE, em 2012, o de despesas pessoais registrou a maior variação, 10,17%, após fechar em 8,61% no ano anterior. O destaque ficou com o aumento dos serviços dos empregados domésticos, de 12,73%, que exerceram a maior contribuição individual para o avanço do IPCA (0,45  ponto percentual). Também tiveram forte alta os preços de cigarro (25,48%), excursão(15,25%), manicure (11,73%), hotel (9,39%), costureira (7,42%) e cabeleireiro (6,80%).
O grupo de alimentação e bebidas, que tem o maior peso na composição do IPCA e por meio do qual as famílias mais percebem o peso da inflação, subiu 9,86%, - acima da taxa de 7,18% registrada em 2011. Assim sendo, os preços orientam as decisões dos produtores e consumidores no mercado. Preços baixos estimulam o consumo,mas desestimulam a produção, enquanto os preços altos tendem a reduzir o consumo e estimular a produção.  O preço funciona como ponto de equilibro do mercado.
 
2.1.1. TAXA DE JUROS (Taxa de juros é o chamado custo do dinheiro, ou seja, representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. É o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter ainflação sob controle. Se os juros caem, a população tem mais acesso ao crédito e consome mais, já que fica mais fácil financiar bens, porém se o país não estiver preparado para esse aumento de demanda, os bens podem escassear, provocando aumento dos preços.  Por outro lado se os juros sobem, a economia desacelera e evita-se que os preços subam, ou seja, que haja inflação. Em uma notícia da UOL(Economia), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define um possível aumento da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano. Caso o Banco Central decida subir a Selic, a poupança poderá voltar a render mais (0,5% ao mês mais TR, ou 6,17% ao ano mais TR). Atualmente, com os juros em 8,5%, o rendimento da poupança é de 5,95% ao ano.
Alguns analistas chegaram a defender anecessidade de elevações mais fortes da taxa, em uma tentativa de combate mais efetivo à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O gráfico mostra as taxas de juros caindo ao longo dos anos, e a expectativa é que baixe mais em 2013.
A taxa de juros possui forte interferência na economia, e é o principal instrumentoque o governo tem e deve utilizar para diminuir a alta desmesurada da inflação.
2.1.1.1. TAXA DE CÂMBIO (Taxa de câmbio é o valor da moeda em termos de outra, é o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Funciona como uma espécie de peso e medida a ser utilizado no campo econômico. Mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual
  • Produção textual
  • produçao textual
  • Produção textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!