Produção textual

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

MARla dos santos morais

produção textual
“questão social”
filme “crianças invisíveis bilú e joão”

Vitória da conquista
2012

MARLA DOS SANTOS MORAIS

CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Ciência Política, Oficina deFormação: Questão Social, Fund.Hist.Teo.e Met. Serv. Social III e Economia Política.
Orientador: Prof. Sergio Goes Barbosa, Maria Ângela Santini, Paulo Aragão e Giane Albiazzeti.

Vitória da conqusita
2012
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO................................................................................1

2- Crianças Invisíveis Bilú eJoão.......................................................2

3- CONCLUSÃO.................................................................................5

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................6

Marla dos Santos Morais
Introdução

A história da questão social revela que, o homem mesmo estando em constante evolução, foi imensamente capaz de produzir entre sua própria espécie a divisãoque uns são melhores que outros. O avanço social e econômico da humanidade foi também capaz de produzir a exploração de uns poucos sobre muitos, assim como a divisão desiguais de bens e lucros, gerando assim as desigualdades de problemáticas sociais. Nesse contexto histórico é bastante enfatizada a problematização da questão social e suas manifestações e expressões (fome, analfabetismo exploraçãoinfantil e outros), tentando buscar medidas eficazes para o enfrentamento da problematização que uma vez percebida, consciente, podem torna-las publicas. O filme “Crianças Invisíveis Bilú e João” traz uma semelhança bem próxima da realidade do bairro abordado, pois trata-se, justamente das desigualdades econômica, social e cultural da questão social encontrados no filme.

1
1

CriançasInvisíveis Bilú e João

Fazer uma abordagem da questão social é com certeza voltar ao passado, pois vêm em nossa mente muitas recordações, inclusive, sobre problemáticas que não foram reconhecidas por falta de um tratamento especial da questão social daquele momento histórico. Mas, é claro, na atualidade vemos essa temática sendo trabalhada de forma interventiva a fim de buscar iniciativa deenfrentamento da problemática e o que pode ser feito para que a mesma venha a ser resolvida. O assistente social deve está sempre em sintonia com a questão social no que se refere há iniciativa de enfrentamento da problemática.
A questão social nesse contexto, nos leva a refletir um pouco mais das problemáticas em vários sentidos, tanto no âmbito político, quanto no âmbito social, pois estamos expostos atodas essas questões no que diz respeito a sociedade capitalista e da contraposição entre capital e trabalho. Deve-se deixar claro que a questão social não é de exclusividade do assistente social, mas ele como profissional do serviço social deve contribuir no que se refere ao enfrentamento da questão social. Pois a incumbência do assistente social é, também atribuir transparência às iniciativasvoltadas a sua reversão e/ ou enfrentamento imediato da questão social.
A questão social antes de 1930 era vista como “caso de polícia”, de maneira que todos pobres no início da República eram presos só pelo fato de serem pobres, havia uma “intervenção repressiva” pelo aparelho do Estado (polícia civil, militar, etc) isso garantia a segurança da classe dominante (burguesia). A questão social erachamada de “caso de polícia” porque a burguesia não se via como responsável pelos problemas sociais, já que a classe dominante era superior, daria conta de todos os problemas por meio de intervenção policial. A burguesia também por sua vez, detendo do poder político, não dava à devida importância às questões sociais, de modo que, não eram tratadas como problemáticas políticas (“caso de política”)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual
  • Produção textual
  • produçao textual
  • Produção textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!