Produção textual:

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
.......................................

Produção Textual:
Práticas e reflexões

............................................................. 2011.
Nome do coordenador:
Endereço do coordenador:
Rua: n°
Bairro: Cidade: Estado: E-mail:
Relação dos Cursistas
Nome | E-mail | Telefone | Rg |

A difícil tarefa de avaliar

No processo de ensino-aprendizagem muito se temcriticado sobre a maneira como muitos professores utilizam as ferramentas e métodos de avaliação como forma de medir conhecimento. Assim, podemos verificar que o processo de avaliação que ainda predomina na escola ou mesmo para aqueles professores que se dizem inovadores e construtivistas, baseia-se unicamente em provas, trabalhos e testes. Contudo, estes métodos nem sempre são os mais eficientes eefetivos quando se trata de mensurar o real aprendizado e evolução do aluno neste processo, já que
“[...] Avaliar não é somente medir, mas acima de tudo possibilitar o desenvolvimento do educando [...] o processo avaliativo inclui a medida mas não se esgota nela. A medida releva o quanto o aluno possui determinadas habilidades a avaliação informa sobre o valor dessa habilidades”. (Souza apudPophan, 1993:54)
Desta forma, somente a avaliação por meio de provas e trabalhos não é capaz de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno como um todo, uma vez que o aprendizado não se dá da mesma maneira para todos os indivíduos e outros fatores também devem ser levados em consideração neste processo como o estado emocional, a capacidade cognitiva e a melhora do desempenho no decorrer do processo.Sendo assim, o professor deve proporcionar diferentes formas de avaliação que vão além da prova de escrita, como por exemplo, os seminários, apresentações expositivas e dialogadas, debates, a participação durante exposição de conteúdos… e a partir dessas observações o professor terá como conhecer melhor o potencial de seu educando para depois realmente conseguir realizar uma avaliação maisadequada. No entanto, o que se vê na realidade é que em muitas escolas a prova escrita se torna o único instrumento utilizado para se verificar o desempenho dos alunos e se os objetivos do professor foram alcançados. Infelizmente esta acaba se tornando, em muitos casos, uma avaliação punitiva e irrelevante no que diz respeito a mensurar conhecimentos. Assim:

(...) “Avaliar um educando implica, antesde mais nada, acolhe-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer”. (Luckesi, in:http:/www.artmed.com.br/patioonline)
Cabe ainda considerar que, antes mesmo de avaliar, o professor tem que conhecer o seu educando, descobrir através de diálogos e observação o seu potencial, suas habilidades e fazer um diagnóstico deste indivíduo, visando verificar seusconhecimentos prévios e localizar suas deficiências educacionais. E a partir disso, desenvolver o trabalho em sala de aula, sempre baseado num conhecimento que seja significativo e atrativo, para que verdadeiramente o educando amplie seu universo de conhecimento e para que possa focar a sua avaliação nos feedbacks apresentados pelo aluno no decorrer da trajetória de aprendizagem.
Outro fatorrelevante e já abordado anteriormente, é que o ato de aprender não é igual para todo numa sala de aula. Cada educando apresenta maior ou menor facilidade para aquisição de conhecimento. Com isso, questiona-se como o professor pode aplicar a mesma avaliação para diferentes alunos, com capacidades e habilidades diferentes. Por isso, a importância do professor diagnosticar o problema e buscar soluções parao mesmo, caso contrário o processo de ensino e aprendizagem não se completou.
(...) “O ato de avaliar não é um ato neutro que se encerra na constatação. Ele é um ato dinâmico, que implica na decisão de 'o que fazer' Sem este ato de decidir, o ato de avaliar não se completa. Ele não se realiza. Chegar ao diagnóstico é uma parte do ato de avaliar. A situação de 'diagnosticar sem tomar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual
  • Produção textual
  • produçao textual
  • Produção textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!