Produção textual sobre o livro "a língua de eulália"

Páginas: 4 (824 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Curso de Pedagogia

Maclóvio Pinheiro Lima

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O LIVRO “A LÍNGUA DE EULÁLIA”

Almenara – MG
Setembro/2011

MACLÓVIO PINHEIRO LIMAPRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O LIVRO “A LÍNGUA DE EULÁLIA”
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros como atividade avaliativa da disciplina Língua Portuguesa,ministrada pela Profª Maria Iara Coelho.

Almenara – MG
Setembro/2011

A língua de Eulália, é a língua de milhares de brasileiros, espalhados por esse país de grandes riquezas culturais. Ficaevidente na Obra, que um povo que fala “errado”, é um povo discriminado, que não é valorizado, principalmente aquele que não teve a chance de ser alfabetizado, por outro lado, na minha concepção, aqueleque fala “certo” perto do que fala errado, também é discriminado. Dentre as múltiplas facetas do preconceito que existem em nosso país, é notadamente combatido no livro, o preconceito lingüístico,que nos leva a refletir: será que temos tratado com respeito as diferenças, ou também temos sido preconceituosos, em relação às variedades lingüísticas?
Por mais “estranho” que possa parecer, o modode pronunciar as palavras e o jeito próprio de falar de cada cultura, ainda que não estejam de acordo com a norma padrão, são cientificamente explicáveis, dentro da história da língua portuguesa.Percebe-se que ao longo da história, a “língua portuguesa” vem se modificando, sendo influenciada por outros idiomas ou línguas estrangeiras. Nas variações lingüísticas do modo de falar do brasileiro, ostraços mais comuns são o uso de “r” pelo “l” em final de sílaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco. Alternância de “lh” e “i”: muié/mulher; véio/velho. Tendência a tornar paroxítonasas palavras proparoxítonas: arvre/árvore; figo/fígado. Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe. Simplificação da concordância: as menina/as meninas. Ausência de concordância verbal quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Handout sobre o livro a língua de eulália
  • síntese sobre o livro '' a língua de Eulália
  • Resenha sobre o livro A Língua de Eulália, de MARCOS BAGNO.
  • Resumo do Livro
  • Resumo do livro a língua de eulália
  • livro a lingua de eulalia
  • Resenha: o livro a lingua de eulália
  • LIVRO A LINGUA DE EULALIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!