Produção textual nterdiscplinar individual ambiente empresarial

Páginas: 16 (3935 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Rotinas trabalhistas 4
2.2 As tensões no ambiente de trabalho 5
2.3 Análise mercadológica regional 7
2.4 Processo Contábil 9
2.5 Ambiente Empresarial 12
3CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO

Neste segundo semestre ampliamos o contato com a contabilidade e também iniciamos outras disciplinas que farão parte do curso de graduação em Ciências Contábeis. Esta atividade interdisciplinar vem com o intuito de fixar os conteúdos vistos até então. A importância desse tipo de atividade se dá pelo fato de que teremos uma visão mais práticade tudo que estudamos até então.
O maior objetivo da produção textual é o aprendizado, é nos fazer pensar e expandir o conhecimento até aqui adquirido, é levar tudo aquilo que foi trabalhado e abordado nas aulas para a realidade vivida no ambiente empresarial.
O tema literalmente é um convite para mergulharmos no ambiente empresarial e conhecermos um pouquinho do dia adia dentro da empresa, analisando suas rotinas e procedimentos. E você está pronto para esse mergulho?



AMBIENTE empresarial


1 Rotinas trabalhistas

O contrato de trabalho tem sua duração por vontade das partes. Assim, por ser um contrato bilateral, em cada extremidade encontramos uma pessoa com direitos e obrigações que fazem valer a relação empregatícia enquantodesejarem, ou seja, este contrato de trabalho poderá se encerrar, normalmente, por vontade de qualquer das partes, basta que uma delas manifeste o seu desejo.

Nas organizações, há sempre tarefas que antecedem à demissão de um empregado. Citarei algumas delas:
• EXAME MÉDICO DEMISSIONAL – O empregado, seja a demissão por iniciativa dele ou do empregador, deverá submeter-se a umexame médico obrigatório e por conta do empregador.
• AVISO PRÉVIO – A parte que causar a rescisão deverá conceder aviso prévio de no mínimo 30 dias ou indenizar a outra parte. O Aviso Prévio pode ser de dois tipos: trabalhado e indenizado. O aviso trabalhado é quando o empregado continua exercendo suas funções normalmente, até que o prazo se extinga e ele saia da empresa. O aviso indenizado équando a parte que recebeu o aviso tem direito a uma indenização referente a um salário do empregado e não cumpre o período de trabalho estipulado pela lei. O aviso prévio indenizado deve ser pago em no máximo 10 dias corridos após a data de demissão. Caso o aviso prévio seja trabalhado, deve ser iniciado no primeiro dia útil após seu cumprimento.
• BENEFÍCIOS – A serem descontados (valetransporte, medicamentos, ticket restaurante, etc.).
• COMUNICAÇÃO DE DISPENSA – Por ocasião da dispensa do empregado, incumbe ao empregador entregar-lhe a guia CD (Comunicação de Dispensa), remanescendo a responsabilidade de indenização em caso de não entrega ou impossibilidade de percepção do benefício do seguro-desemprego.
• CÁLCULO DA RESCISÃO – Em conformidade com as regras legais,deverão ser observadas, com toda a atenção, as regras legais para pagamento de todas as verbas trabalhistas. O trabalhador, quando pede a rescisão de contrato, tem direito a receber saldo de salário, salário-família, 13° salário proporcional, férias proporcionais e, quando houver, férias vencidas.
Atenção: Quando pede demissão o trabalhador não tem direito de sacar o Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS), nem poderá requerer o Seguro-Desemprego, pois parou de trabalhar por seu próprio interesse.
Sendo comprovada culpa do empregador, o trabalhador tem direito a receber saldo de salário, salário-família, 13° salário proporcional, férias proporcionais e, quando houver, férias vencidas. Terá também direito a sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EMPRESARIAL Produção Textual Individual – Portfólio 1º semestre 2014
  • AMBIENTE EMPRESARIAL Produção Textual Interdisciplinar Individual 2º Semestre
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. TEMA: GESTÃO EMPRESARIAL
  • Finanças empresariais produção textual para portfólio individual
  • Produção textual interdisciplinar tema: ambiente empresarial
  • Produção textual analisando o ambiente empresarial para o lançamento de uma empresa
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • produção textual interdisciplinar individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!