Produção textual-modelo de atps

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.


NOME DO ALUNO: Aline Silveira Allend RA: 4931932830
NOME DO ALUNO: Josiele Meireles de Ávila RA: 4573906241
NOME DO ALUNO: Maruan S. Mendes RA: 4573894487
NOME DO ALUNO; Thayane Rotta: RA:Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA:. Camila de Melo Andriotti





Pelotas-Rs

2012




INTRODUÇÃO:
Por conta de uma sociedade cada vez mais exigente onde a globalização é um fato, observamos a necessidade denos tornarmos competentes e astutos em relação à leitura, e para que isso aconteça é necessário praticar a leitura, tendo em vista que não existe uma formula magica, sim o interesse em aprender e desenvolver tal habilidade.



LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS:

A concepção de leitura consiste em saber interpretar o que se esta lendo e reconhecer os aspectos que o autor esta expondo, contudopara se obtiver o sentido da mesma é primordial ter o conhecimento das palavras. Portanto, “partimos da afirmação de LEFFA (1996) de que a leitura é uma forma de reconhecimento do mundo através de espelhos”, consideramos então que ler é interpretar com os próprios olhos, com a alma e com o coração a partir de uma expectativa de vida, ponto de vista do leitor, do seu conhecimento do mundo e daexperiência pessoal.
A ideia de ler para alguns é um ato prazeroso, entretanto outros leitores apresentam dificuldades ao ler. Focados nessa realidade observamos o uso de algumas ferramentas da qual o leitor se utiliza na hora de realizar uma leitura, criam-se estratégias para se efetuar uma melhor interpretação, e lendo melhor também escrevemos melhor.
As estratégias de leitura servem paraajudar o professor na tarefa de ensinar o seu aluno a evoluir para uma boa compreensão do texto no ato de ler, tais táticas como: ler em voz alta, exposição de pensamentos, questionário, resumo entre outros ajudam sem duvida tal pratica, criando um prazer e aperfeiçoamento da leitura.
“Afirma-se que os planejamentos de leitura são procedimentos de ensino, portanto é preciso ensinar taistáticas para ter uma boa compreensão de textos. Estas não se amadurecem, nem se desenvolvem, mas sim, ensinam-se (ou não) e aprendem-se (ou não), ressalta ISABEL SÓLE (professora e pesquisadora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha).”
Observamos que cada leitor tem uma interpretação própria, conforme alguns aspectos: sua vida social, pessoal,profissional, seu conhecimento do mundo, suas experiências, seus valores, na qual se expressam de formas diferentes, pois cada individuo tem um entendimento do texto.
Na leitura e produção de sentidos o leitor exerce o papel principal fazendo assim a cada leitura a construção única do texto lido, não seguindo um sentido preestabelecido pelo seu autor, mas sim uma demarcação de possíveissentidos, portanto concluímos que o individuo tem interpretação própria, pelo fato de terem opiniões diversas, varias pessoas podem realizar a mesma leitura, no entanto, a produção de sentido é única de leitor para leitor.
Gêneros textuais se definem por se encontrarem inseridos no nosso dia a dia, são textos de qualquer natureza, literários ou não literários, no qual a situação determina qualgênero deve ser usado, são muitos os gêneros que podemos encontrar, entre eles estão piadas, anúncios, poemas, romance, carta de leitor, palestra, recita, e-mail, entre outros, portanto depende da ocasião, do que se busca no momento, por exemplo, se precisou falar com parentes ou amigos que estão longe ,telefonamos ,passaram e-mail, mandamos carta.
Tais gêneros possuem características sócias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de trabalho para produção textual
  • Modelo produção textual
  • Modelo de produção textual
  • Atps produção textual
  • ATPS Leitura e Produção Textual
  • Modelo De ATPS Leitura E Producao De Texto
  • Modelo produção textual individua
  • Modelo Produção Textual Grupo Sétimo Semestre sandra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!