Produção textual individual - unopar 7º modulo

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.




Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) uiversidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação,Cidadania e saúde infantil, Tecnologia da Educação, Educação Jovens e Adultos, Fundamentos da Educação Especial, A ação docente e a diversidade humana,Lingua Brasileira de Sinais – Libras.

Tutor Eletrônico: Gislaine Soares da Silva.O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes quepassam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o Bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
A observação no estagio na escola Edilza Maria Batista no 3º ano das seriesiniciais, na sala de aula havia 25 alunos. Faz – necessário ressaltar que no ambiente escolar aconteciam fatos que me chamava atenção repetitivos, das crianças tão pequenas mordendo os colegas e agredindo físicamente e a falta do respeito ao próximo. Tinha uma criança que todo dia agredia o colega na escola; Ele começava a rejeitar o colega, brincava e quando colega dele pedia para brincarele“mangava”o jogo e deixava o menino muito triste. Uma menina que sofria uma violência constantemente, pois a garota tinha os cabelos um pouco crespos e todos os dias as garotas chamavam ela de cabelo-de-ruim, cabelo de cuscuz piolhenta. Essa garota era muito humilhada pelos colegas de classe. Muitas vezes ela chegava a chorar de tanta humilhação. A garota saiu da escola. Muitos outros apelidos. Eramuita humilhação. Havia uma menina, que sempre que ela ia pra escola as meninas puxavam o cabelo dela. Elas diziam que o cabelo dela era ruim. E todo santo dia era assim. Ela abusavam a menina e a menina ficava muito triste. Ela dizia pra mãe e o pai dela. Eles foram à escola, falaram com a diretora e com as meninas. Mas não adiantou. As meninas continuaram a falar mal e a puxar o cabelo da menina eela passou um mês sem ir para a escola. Ela pedia muito para sair da escola, mas estava na metade do ano e a mãe dela não queria botar ela em outra escola. Uma criança usava óculos e alguns alunos da sala de aula tinham um costume que sempre que viam chamavam de quatro olhos. A criança ficava com raiva e dizia a professora. Ela reclamava, mas não adiantava. Até que um dia resolveu parar de usaróculos. Todo o dia que chegava na escola tinha uma grupo de meninos esculhambavam uma colega.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.Todo ato de Bullying, em geral, é um ato infracional do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas nem todo ato infracional configuraBullying. Os atos inflacionais são sempre análogos aos crimes (ex: lesões corporais,calúnia, racismo, difamação, injúria etc) ou contravenções penais (ex: perturbação do sossego alheio, etc).Todavia, o Bullying exige que os atos sejam repetitivos. Já para o ECA um ato infracional (ex: briga com socos na porta do colégio) já é configurado com um ato apenas. Assim, toda infração prevista no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual individual unopar
  • Produção textual Individual 7º Semestre
  • Produção textual individual 7º semestre
  • Produção textual individual unopar 3p
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
  • Produção Textual Interdisciplinar Individual 4º Semestre UNOPAR
  • Produção textual individual segundo semestre unopar
  • Produção Textual Interdisciplinar Individual 2º Semestre unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!