Produção mensal constante

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
1-Introdução
Previsão de demanda na produção de café.

A apuração do custo de produção exige longo período de acompanhamento, tanto no levantamento dos gastos com a formação, como dos gastos com a produção, que demanda no mínimo dois anos de acompanhamento, se o objetivo final é a demanda de produção de uma lavoura. A tecnologia agronômica empregada (sistemas de produção) para se obtermelhor rentabilidade de uma lavoura levando em consideração medidas de impactos ambientais e perfil do produtor (familiar ou empresarial).Além disso, existe a necessidade de se otimizar sistemas e processos na agricultura, e mais especificamente, manter sob gerenciamento otimizado o setor de mecanização agrícola das empresas. Para isso é necessário incrementar a capacidade do sistema com simultânearedução de custos, sejam estes devidos à operação, manutenção, pontualidade na execução das tarefas ou ociosidade do equipamento.
“ Embora se reconheça que sejam necessários grandes esforços para a apuração do custo em lavouras de café, tem sido crescente o conjunto de produtores e de técnicos convencidos de que sem esse tipo de informação a gestão do estabelecimento é algo totalmente amador, comenormes possibilidades de perdas econômicas”.

A cultura do café desenvolveu-se influenciada e influenciando um conjunto complexo de fatores, tais como: cotações internacionais do produto, concorrência de outros países produtores, incentivos governamentais, condições climáticas, disponibilidade de solos férteis, investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, dimensões edinamismo e inovações voltadas ao mercado interno. Resultado de todo esse processo, a série histórica da produção anual revela uma tendência de longo prazo de crescimento de produção e produtividade do café. A produção brasileira de café cresceu de 18,8 milhões de sacas na safra 1966/67 (ANUÁRIO, 2002), para 45,5 milhões na safra 2008/09 (CONAB, 2009a). No Centro-Sul, o estágio mais adiantado dacafeicultura decorre, principalmente, do investimento em tecnologia agronômica, do acesso a linhas de financiamentos propiciadas por bancos ou agências de desenvolvimento, clima e relevo privilegiados, disponibilidade de recursos hídricos e elevada produtividade. Nesse contexto, o Cerrado mineiro e o Oeste da Bahia representam as novas fronteiras da cafeicultura brasileira. Na Bahia, a cafeiculturatem aberto novas fronteiras para a região Oeste de Estado, com investimentos em tecnologia de irrigação e de manejo agronômico, que resultam em produtividades médias da ordem de 60-80 sacas por hectare.

A pesquisa estimou os custos de produção com operações agrícolas e material consumido, totalizando os Custos Operacionais Efetivos (COE), Custo Operacional Total (COT). Os autores nãoconsideraram os custos de oportunidades, custos com remuneração do proprietário, pois segundo estes, de difícil padronização.

Despesas com insumos e materiais
Correspondem às quantidades de insumos e materiais utilizados durante o ano
Custos de Produção de Café nas Principais Regiões Produtoras do Brasil ano agrícola e ao seu respectivo preço na região.

Adubação orgânica e inorgânica - para aspropriedades que fazem uso de fertilizantes com fórmulas comerciais e que não informaram a fórmula utilizada, considerou-se a formulação comercial mais usual na região.
Calagem - o calcário, quando utilizado, não é aplicado todos os anos, portanto, para inseri-lo no custo anual de produção fracionou-se o valor deste insumo pelo número de anos entre uma aplicação e outra. Da mesma forma procedeu-secom o gesso. Nas regiões onde o gesso é utilizado considerou-se a sua aplicação em conjunto com o calcário, a qual ocorre geralmente na proporção de 2/3 de calcário para 1/3 de gesso.
Controle fitossanitário - elaborou-se uma lista contendo os principais defensivos agrícolas utilizados na cultura do café e realizou-se o levantamento de preço desses produtos nas revendas de cada região. Para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MENSAL O
  • Constantes
  • Extrato Mensal
  • Constante gravitacional e constante eletrostática
  • Avaliação mensal
  • REATORIO MENSAL
  • plano mensal
  • orçamento mensal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!