Produção Mais Limpa

Páginas: 12 (2891 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2014












PRODUÇÃO MAIS LIMPA


























SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) 3
2.1. Aplicação do P+L para o processo de usinagem 3
3. GERENCIAMENTO DO FLUÍDO DE USINAGEM ESGOTADO 3
4. ESTUDO DE CASO 3
4.1. Reutilização dos fluidos de corte em uma metalúrgica através de Centrifugação de cavacos: 3
5. BENEFÍCIOSREUTILIZAÇÃO DO FLUIDO DE CORTE 3
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3






1. INTRODUÇÃO

A percepção de que é necessário explorar a cidadania com maior profundidade em todos os segmentos da sociedade moderna, tem impulsionado o setor empresarial para ações concretas em direção à melhoria da qualidade de vida no planeta. Cresce a consciência de que meio ambiente deve ser encarado como um conceitoamplo, não restrito apenas às questões relacionadas à fauna e à flora, mas também envolvendo todos os aspectos que possam vir a influenciar a relação do ser humano com a natureza.
O aumento da população mundial implica no aumento do uso das reservas do planeta, da produção de bens, e também da geração de lixo.
Atrelado a isso, vem o aumento da poluição do solo, das águas (subterrâneas e desuperfície) e do ar, levando a um contínuo e acelerado processo de deterioração ambiental.
A maioria dos problemas ambientais que hoje ocorrem no mundo poderia ter sido evitada se a educação ambiental e a conseqüente conscientização ecológica fizessem parte das preocupações das sociedades desenvolvidas desde a revolução industrial. O desconhecimento dos efeitos ambientais de certas ações está naorigem de grandes desastres ecológicos. Parece ser consensual a necessidade de disseminar, entre todos, desde a infância, uma nova consciência e mudança de atitudes, visando a construção de um desenvolvimento sustentável.
Na busca pela melhoria da qualidade de vida, a indústria pró-ativa assume o seu papel de co-responsável, tornando-se parceira de segmentos representativos da sociedade. Não bastaque as empresas demonstrem apenas uma contínua melhoria na qualidade de seus serviços e produtos, agora elas estão sendo pressionadas para demonstrar sua capacidade de oferecer serviços e produtos menos agressivos ao meio ambiente.
Segundo Kinlaw (1997), as empresas que operam com base na previsão e no planejamento de longo prazo, estão em persistente busca de meios de melhorar o seu desempenhoambiental. Tais organizações aceitam a responsabilidade ambiental como uma condição de continuidade de suas operações e de sua competitividade. Estão desenvolvendo novos processos de produção, reduzindo as emissões e eliminando os gases que destroem a camada de ozônio. Elas estão mudando as embalagens de seus produtos para reduzir o desperdício e o custo do material descartável com que arcam seusclientes. As empresas também estão recuperando e reutilizando seus próprios resíduos e produtos secundários, utilizando para tanto uma variedade de programas de reciclagem de papel, produtos químicos, plástico, água e outros.
Um dos motivos pelos quais as empresas têm demorado a reconhecer o desafio ambiental como uma oportunidade de melhorar o seu desempenho é a idéia de que os ambientalistas e aalta administração das empresas representam necessidades e pontos de vista completamente divergentes. É necessário perceber que a empresa não está fora do meio ambiente, ao contrário, ela faz parte deste ambiente.
Um número crescente de processos industriais se desenvolve, gerando produtos equivalentes, porém com menor desperdício. A introdução na indústria de tecnologias, gerando menos resíduos,é uma importante ferramenta para diminuir problemas ambientais. Isto permite a redução da poluição ambiental, e, na maioria dos casos, também a redução dos custos de produção.


2. PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)

Criado pela UNEP (United Nations Environmental Program) em 1988, o conceito de Produção mais Limpa (P+L) é definido como a aplicação contínua de uma estratégia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção mais Limpa
  • Produção mais limpa
  • Produção mais limpa
  • Produção limpa
  • produção mais limpa
  • produçao mais limpa
  • Produção limpa
  • Produção mais limpa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!